recife resiste!


Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária
12/04/2010, 09:52
Filed under: notícias | Tags: , , ,

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, neste domingo, oito fazendas em Pernambuco. As ações marcam o início da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária no estado.

De acordo com o MST, a Jornada acontece todos os anos no mês de abril em memória dos 19 trabalhadores rurais Sem Terra assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, durante operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. O dia 17 de abril, data do massacre, tornou-se o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

As ocupações deste domingo foram realizadas na Zona da Mata, Agreste e Sertão. A maior parte, porém, ocorreu no Sertão, onde houve quatro ocupações. Em Tacaratu, 350 famílias ocuparam a Fazenda Salgadinho. Já em Custódia, foram 120 famílias na Fazenda Marreco. A Fazenda Cero II, localizada em Ipubi, foi tomada por quase 200 famílias, e, em Petrolina, cem famílias ocuparam a fazenda Lagoa de Pedra.

Na Zona da Mata, famílias sem terra ocuparam três locais. Em Maraial, Mata Sul, cem famílias ocuparam o Engenho São Salvador. Em Moreno, 130 famílias reocuparam o Engenho Poço de Anta –  o local, pertencente à Usina Bulhões, já havia sido ocupado em 2000. Já em Gameleira, quase 80 famílias estão no Paca.

No Agreste, foi realizada uma ocupação – da Fazenda Amarela, em Jataúba – por 130 famílias sem terra.

Através da seu Setor de Comunicação, o MST informa que a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária seguirá até o final do mês no Estado. A intenção é realizar outras ocupações, além de marchas, manifestações e acampamentos em áreas urbanas.

O MST quer o assentamento das 90 mil famílias que, segundo o movimento, estão acampadas em todo o País. Também pedem “a atualização dos índices de produtividade; garantia de recursos para as desapropriações de terras; e investimentos públicos nos assentamentos”.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: