recife resiste!


Moradores do Bongi e MLRT protestam por moradia
23/07/2010, 15:22
Filed under: notícias | Tags: , , , ,

Cerca de 90 moradores de uma comunidade no Bongi, na Zona Oeste do Recife, ocupam a sede da Secretaria das Cidades, na rua Montevidéu, Boa Vista, no Centro, nesta quinta-feira (22). Eles pedem informações sobre um conjunto habitacional que estava prometido para a localidade.

Mês passado, esse mesmo grupo, integrante do Movimento de Luta e Resistência Pelo Teto, realizou uma passeata pedindo mais agilidade na construção da obra. Segundo líderes do movimento, a construção de um conjunto habitacional com 64 apartamentos já foi autorizada pelo Governo Federal. Terá fundos do projeto Minha Casa Minha Vida e será feita em parceria com o Governo Estadual e a Prefeitura do Recife.

Segundo um acordo fechado entre manifestantes e poder público, a empresa construtora já deveria ter sido apresentada aos líderes do movimento. Além da ocupação, os moradores seguem no final desta manhã para a sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. Eles planejam interditar as duas vias do trânsito no local.

—–

Os integrantes do Movimento de Luta e Resistência Popular  (MLRT), que pela manhã ocuparam a Secretaria das Cidades, na Boa Vista, estão agora, na Superintendência da Caixa Econômica Federal, na Ilha do Leite. Um grupo de 40 pessoas está no 5º  andar do prédio. Eles querem detalhes sobre o processo de construção do conjunto habitacional, que será erguido no Bongi. Agora, eles esperam ser recebidos pela superintendência Regional de Habitação da Caixa. Dependendo do resultado dessa reunião, o grupo pode dispersar ou realizar algum outro tipo de manifestação.

“Já fizemos muitos protestos na tentativa de saber como está esse processo. Fomos na Secretaria das Cidades, mas lá eles nos informaram que só quem poderia dizer algo sobre o projeto era a Caixa. Por isso, viemos para cá”, explicou um dos coordenadores do MLRT, Jean Carlos.

Na Secretaria das Cidades, eles foram recebidos pelo chefe de gabinete do órgão, Humberto de Jesus. Eles permaneceram por cerca de duas horas no prédio. “Foi uma mobilização pacífica. Expliquei que o tipo de informação que eles buscavam não poderia ser repassada por nós e sim pela Caixa”, ressaltou Humberto de Jesus. Ainda de acordo com o chefe de gabinete, a Secretaria é responsável pelo acompanhamento da construção, mas o modelo do prédio é de responsabilidade da Caixa e da construtora.

—–

Uma comissão formada por integrantes do Movimento de Luta e Resistência Popular (MLRT) se reune esta tarde com o secretário de habitação do Recife, Heraldo Selva. Pela manhã um grupo de 40 pessoas ocupou a Secretaria das Cidades, na Boa Vista e depois a Superintendência da Caixa Econômica Federal, na Ilha do Leite. Eles querem detalhes sobre o processo de construção do conjunto habitacional, que será erguido no Bongi. O restante dos integrantes foi disperado pela coordenação do movimento.

De acordo com um dos coordenadores do movimento, Jean Carlos, durante a reunião da Caixa, o gerente regional de negócios do banco, Luiz Byron, disse que uma reunião entre representantes da Caixa, Cehab, MLRT e a empresa responsável pelas obras (Edificardes Cia Ltda) será realizada no próximo dia 30. Ele disse ainda que a construção aguarda a autorização da CPRH, Compesa e Celpe para o início das obras.

O conjunto habitacional, qua ainda não tem nome, terá 64 apartamentos com três quartos cada. O movimento está pleiteando também a compra de outro terreno para mais 30 famílias que deverão ser alocadas em um dos bairros: Afogados, Jiquiá ou Estrada Velha do Bongi.

“Queremos saber do secretário Heraldo Selva qual o custo desse terreno adicional porque depois que fomos à Secretaria das Cidades, o secretário Dilson Peixoto disse que precisa saber o valor total da obra para dizer com quanto pode nos ajudar”, detalhou Jean, ao dizer que na próxima segunda-feira o gerente regional da Caixa vai fornecer uma lista contendo o tipo de material que será utilizado na construção do conjunto que já foi autorizado.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: