recife resiste!


Ambulantes retirados de Boa Viagem fazem protesto
17/08/2010, 10:46
Filed under: notícias | Tags: , , ,

Ambulantes que foram retirados ontem de Boa Viagem realizam um protesto esta manhã. Queimando pneus e pedaços de madeira, eles fecharam o trânsito no cruzamento da Avenida Domingis Ferreira com a rua Ribeiro de Brito, na zona sul do Recife.

No final da tarde de ontem, uma megaoperação colocou abaixo 17 barracas que funcionavam no entorno do Edifício Holliday. A ação da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) contou com o apoio de 10 policiais militares, 16 guardas municipais e 35 funcionários do próprio órgão. Foram necessários três caminhões e um guincho para retirar os equipamentos, alguns instalados no local há mais de 15 anos.

Durante a ação, que se estendeu pela noite, o trânsito nas proximidades do edifício teve que ser interditado nas ruas Conselheiro Aguiar, Rua Salgueiro e Ribeiro de Brito. Por causa do desenho côncavo do Holliday, ele abrange essas três vias. Em todas elas haviam pontos comerciais instalados nas calçadas, que foram removidas.

A operação de ontem é uma retomada das ações de ordenamento das vias públicas que haviam sido intensificadas no ano passado e estavam temporariamente suspensas devido a operação inverno. De acordo com a diretora de Controle Urbano, Maria José D‘Biase, estão sendo feitos levantamentos dos espaços públicos obstruídos. “Vamos retomar as ações de melhoria da acessibilidade e mobilidade. No caso do Holliday, tínhamos recebido muitas reclamações por causa da ocupação das calçadas”, afirmou.

A remoção do comércio no local, segundo a Dircon, foi antecedida de um cadastro que será enviado à Secretaria de Desenvolvimento Econômicos do Recife. “O cadastro é importante para que seja verificada a possibilidade dos comerciantes receberem orientações sobre empreendedorismo e oportunidade de negócios”, afirmou. Em julho do ano passado, quase 70 barracos erguidos na Rua das Oficinas, em Brasília Teimosa, em um espaço público, foram removidos. Para evitar confrontos, 150 homens participaram da ação. Também no ano passado, cinco pontos comerciais situados às margens do Rio Capibaribe foram retirados.

Na praça – Ontem foi iniciada também a ação de ordenamento na feira de artesanato da Praça de Boa Viagem. O espaço destinado à feira comporta 220 comerciantes em situação regular. Mas havia pelo menos 80 irregulares no entorno do passeio e no espaço destinado aos estacionamentos. O ordenamento foi coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e contou com equipes da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e da Guarda Municipal.

Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

eu vi esse absurdo na segunda feira a noite. a banca em que eu costumava comprar cigarros (de uma senhora muito simpática inclusive, que sempre me vendia fiado) foi completamente destruída. quando vi o negócio pensei que tinham jogado alguma bomba. muito engraçado isso ter acontecido porque o holiday é quase um favelão no meio de um dos bairros mais ricos da cidade.

Comentário por leonardo

é, leonardo. o importante é perceber que isso não foi uma ação isolada, recentemente aos arredores do Hospital da Restauração todos ambulantes também foram retirados, as barracas não cadastradas da feirinha de boa viagem também. há uma política clara de “limpeza” dos espaços públicos da cidade.

abraços.

Comentário por reciferesiste




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: