recife resiste!


Categoria faz ato nesta quarta-feira no Procape
25/08/2010, 10:12
Filed under: notícias | Tags: , ,

Os mé­di­cos re­si­den­tes do Estado rea­li­zam ato pú­bli­co hoje, a par­tir das 8h30, em fren­te à Fundação Hemope, bair­ro do Derby, Recife. A de­ci­são foi to­ma­da em as­sem­bleia na manhã de ontem no au­di­tó­rio do Procape, em San­to Amaro, onde eles tam­bém de­ci­di­ram man­ter a greve por tempo in­de­ter­mi­na­do, de­fla­gra­da há uma se­ma­na. Uma nova as­sem­bleia foi mar­ca­da para a pró­xi­ma sex­ta-feira. Como a pa­ra­li­sa­ção acon­te­ce em âm­bi­to na­cio­nal, à tarde, se reu­ni­rão em Bra­sília re­pre­sen­tan­tes de todos os es­ta­dos para apre­sen­tar ao Comando Nacional de Greve as pau­tas de rei­vin­di­ca­ções de cada ins­ti­tui­ção fe­de­ra­ti­va.

A ca­te­go­ria, que re­ce­be bolsa de es­tu­dos no valor de R$ 1.916, rei­vin­di­ca rea­jus­tes ime­dia­tos em 38,7%, au­men­to de qua­tro para seis meses o pe­río­do de li­cen­ça ma­ter­ni­da­de, além de re­ce­bi­men­to de au­xí­lios para ali­men­ta­ção e mo­ra­dia. Segundo o pre­si­den­te da Associação Pernam­bu­cana de Médicos Resi­den­tes (ANMR), Vander Sousa, as ne­go­cia­ções têm avan­ça­do, mas ainda não con­tem­plam todas as rei­vin­di­ca­ções da ca­te­go­ria.

“Após a de­fla­gra­ção da gre­ve, nos ofe­re­ce­ram uma pro­pos­ta de au­men­to de 20%, a qual re­cu­sa­mos. No en­tan­to, o Governo Federal criou um grupo in­ter­mi­nis­te­rial para ava­liar nos­sas rei­vin­di­ca­ções, o que já é um ponto po­si­ti­vo”, afir­mou. Este grupo é com­pos­to pelos mi­nis­té­rios da Educação e da Saúde, Conse­lho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional dos Se­cretários Municipais de Saúde (Conasems), além de re­pre­sen­tan­tes dos re­si­den­tes.

“Sabemos que al­guns ser­vi­ços de saúde estão so­bre­car­re­ga­dos e ou­tros che­ga­ram até a pa­ra­li­sar”, co­men­tou Vander Sousa. Porém, a maio­ria dos ser­vi­ços nos hos­pi­tais que pos­suem o pro­gra­ma de re­si­dên­cia mé­di­ca está sendo rea­li­za­dos por mé­di­cos pro­fis­sio­nais e al­guns re­si­den­tes. O ato de hoje tem ca­rá­ter rei­vin­di­ca­tó­rio e de so­li­da­rie­da­de, pois os re­si­den­tes es­ta­rão in­cen­ti­van­do a doa­ção de san­gue no local.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: