recife resiste!


Categoria não aceita contraproposta do metrorec
25/08/2010, 10:09
Filed under: notícias | Tags: ,

A greve foi de­ci­di­da na noite da úl­ti­ma se­gun­da-feira, du­ran­te as­sem­bleia dos me­tro­viá­rios. Eles não acei­tam a con­tra­pro­pos­ta ofe­re­ci­da pela su­pe­rin­ten­dên­cia do Metrorec, que não con­tem­pla as cláu­su­las mí­ni­mas pre­vis­tas na pauta de rei­vin­di­ca­ção. Segundo o pre­si­den­te do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Lenival de Oliveira, das 112 cláu­su­las apre­sen­ta­das desde maio deste ano, a em­pre­sa teria cor­ta­do 42, das quais nove o sin­di­ca­to pre­ten­de ne­go­ciar. “Na úl­ti­ma quar­ta-feira, a su­pe­rin­ten­dên­cia cor­tou os tí­que­tes re­fei­ção e ali­men­ta­ção, as­sis­tên­cia mé­di­ca e o au­xí­lio cre­che, além da re­du­ção do per­cen­tual de adi­cio­nal no­tur­no, hora extra e anuê­nio”, ex­pli­cou.

Ainda se­gun­do o pre­si­den­te do sin­di­ca­to, a greve tem ade­são de 90% dos fun­cio­ná­rios da ma­nu­ten­ção e do ma­qui­ná­rio e 70% dos que tra­ba­lham nas es­ta­ções. “Estamos aber­tos à ne­go­cia­ção, mas que­re­mos man­ter a pauta e ga­ran­tir o dis­sí­dio co­le­ti­vo na Justiça do Trabalho, que foi rom­pi­da pela CBTU”, afir­mou Lenival de Oliveira.

O su­pe­rin­ten­den­te in­te­ri­no da CBTU, José Renato Lira, a ne­go­cia­ção vinha sendo rea­li­za­da de ma­nei­ra pa­cí­fi­ca. Mas, de re­pen­te, os me­tro­viá­rios te­riam re­sol­vi­do sus­pen­der a ne­go­cia­ção. “Diante disso, a em­pre­sa não tem le­gal­men­te como pagar al­guns itens de cláu­su­la de acor­do. A em­pre­sa está sem­pre aber­ta à ne­go­cia­ção, tanto que só Pernambuco de­ci­diu in­ter­rom­per as ne­go­cia­ções e es­pe­ra­mos que o re­tor­no acon­te­ça o mais breve pos­sí­vel. Os be­ne­fi­cios po­dem ser re­to­ma­dos à me­di­da que eles re­to­ma­rem a ne­go­cia­ção.

De acor­do com José Renato Lira, para ga­ran­tir o fun­cio­na­men­to do metrô, no ho­rá­rio de pico, du­ran­te a greve, os su­per­vi­so­res es­ta­rão ope­ran­do. Segundo ele, são pes­soas ca­pa­ci­ta­das que tra­ba­lham trei­nan­do os ma­qui­nis­tas. Os 220 mil usuá­rios que pas­sam dia­ria­men­te cor­res­pon­dem, se­gun­do o Metrorec, a 70% do total que po­de­rão uti­li­zar o trans­por­te no ho­rá­rio de pico.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: