recife resiste!


Grito dos Excluídos sai às ruas para cobrar direitos e propor debates
06/09/2010, 17:56
Filed under: notícias | Tags: , ,

Em sua 16ª edição, o Grito dos Excluídos tem como tema “Onde estão os nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto”. Sob a bandeira principal e permanente de “Vida em primeiro lugar”, o Grito é uma manifestação popular que há 15 anos vai às ruas no dia da Independêcia em prol da inclusão social, da ética e da igualdade.

A concentração deste ano está marcada para às 8h, na praça Oswaldo Cruz, em frente ao Teatro Valdemar de Oliveira, no bairro da Boa Vista. A abertura contará com a fala do Arcebispo de Recife e Olinda Dom Fernando Saburido, além de apresentações artíticas das entidades envolvidas.

Logo depois, a caminhada seguirá pela Av.Conde da Boa Vista até chegar à praça do Carmo, no Centro do Recife. Segundo o coordenador Marcos Silvestre, o horário e o percurso foram escolhidos para não haver choque com o tradicional desfile militar do dia 7 de setembro. Ele lembra que o objetivo não é causar tumulto. “Somos uma manifestação pacífica, mas não passiva”, diz.

Durante a passeata, haverá espaço para as organizações parceiras passarem suas mensagens através de dois trios elétricos. No encerramento, os manifestantes vão fazer uma grande ciranda e farão o discurso final, ressaltando o mote do Grito: inclusão social. Ao todo, são quase 40 entidades parceiras, entre ONGS, pastorais, sindicatos e movimentos sociais.

Segundo a articuladora nacional da passeata Nadja Urt, a cada ano se espera mais gente. “Jovens e universitários estão tao começando a participar mais, bem como organizações ligadas à igreja, ao movimento dos negros, às pastorais”, diz.

História
O 7 de Setembro de 1822 entrou para a história nacional como o Dia da Independência do Brasil, mas a idéia do Grito dos Exluídos é chamar atenção e mostrar que não basta uma independência politicamente formal. A intenção é aproveitar o Dia da Pátria para lembrar que a  independência passa pela soberania da nação e que é necessário um patriotismo ativo, disposto a debater os problemas do país.

Silvestre faz questão de frizar a necessidade das pessoas irem às ruas para fazer críticas e questionarem a realidade. Sobre o ano eleitoral e a participação de políticos no evento ele diz que a norma é que não haja fala de candidatos e partidos durante a passeata, porém, todos podem participar e acompanhar. “Somos uma ação política, mas não partidária”, lembra.

Plebiscito
Este ano, o Grito dos Excluídos também vai realizar uma campanha para alertar à população sobre a importância do plebiscito pelo limite da propriedade da terra, que quer pressionar o Congresso Nacional a estabelecer um limite para propriedades rurais e ampliar as possibilidades de reforma agrária.

No local da concentração serão instaladas urnas para os que quiserem participar. A coleta de votos e de assinaturas para abaixo-assinado serão organizadas pela comissão de coordenação do Gritodos Excluídos. Ao final da passeata, as urnas voltarão a ser instaladas na Praça do Carmo.

A Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra é uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. Áreas acima dos 35 módulos seriam automaticamente incorporadas ao patrimônio público. Módulo fiscal é uma referência medida em hectareque varia de região para região. Estabelecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o módulo fiscal leva em conta tipo de exploração predominante nomunicípido, renda obtida, entre outros fatores.

Dependendo de cada muicípio, espera-se impor limites de 30 a 70 hectares para as propriedade. Se a mudança for efetivada, 3,6 mil propriedades rurais seriam afetadas, segundo dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).
Após o plebiscito, está previsto o envio de proposta de emenda constitucional junto das assinaturas para o Congresso. Até o dia 12 de setembro, urnas espalhadas em locais públicos como igrejas, escolas, universidades e entidades dos  movimentos sindical e social estarão colhendo os votos da população.

Mídia Corporativa: PERNAMBUCO.COM

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: