recife resiste!


Confusão, fuga e motim na Funase
08/09/2010, 10:24
Filed under: notícias | Tags: , , , ,

Trinta in­ter­nos da Fundação de Atendimento Socioedu­ca­tivo (Funase) de Caruaru fu­gi­ram, ontem, de­pois de fa­ze­rem um bu­ra­co no muro. Até o fe­cha­men­to desta edi­ção, ape­nas oito deles ti­nham sido re­cap­tu­ra­dos. Outros jo­vens que não con­se­gui­ram es­ca­par da uni­da­de ini­cia­ram um motim. Colchões foram quei­ma­dos e duas via­tu­ras dos Bombeiros foram acio­na­das. A fu­ma­ça podia ser vista de fora do cen­tro de ree­du­ca­ção, assim como ou­vi­dos ba­ru­lhos de tiros.

A Polícia Militar foi cha­ma­da para acal­mar os âni­mos na uni­da­de.Os amo­ti­na­dos foram con­tro­la­dos em cerca de uma hora e não houve re­gis­tro de fe­ri­dos. Segundo agen­tes pe­ni­ten­ciá­rios, a con­fu­são co­me­çou na ala dois e se es­pa­lhou para a três e qua­tro. “Eles es­ta­vam em re­crea­ção, por volta das 16h, quan­do o tu­mul­to co­me­çou”, disse a coor­de­na­do­ra téc­ni­ca do cen­tro de in­ter­na­ção, Cileide Moreira. Neste mo­men­to, os jo­vens ar­ran­ca­ram as gra­des das alas e fi­ca­ram jo­gan­do con­tra o muro, até que o bu­ra­co se for­mou. Enquanto al­guns des­truíam a pa­re­de, ou­tros con­ti­nham os agen­tes da Funase, com col­chões em cha­mas. Segundo a coor­de­na­do­ra, ape­nas a ala dois so­freu danos de es­tru­tu­ra e está fe­cha­da.

Tanto a po­lí­cia quan­do a di­re­ção do Funase acre­di­tam que o motim tem re­la­ção com uma outra ten­ta­ti­va de fuga re­gis­tra­da na manhã de ontem. Durante este pri­mei­ro epi­só­dio, qua­tro pes­soas ten­ta­ram in­va­dir a uni­da­de para res­ga­tar um in­ter­no de 16 anos, que cum­pre pena por trá­fi­co, ho­mi­cí­dio de as­sal­to. A fuga foi frus­tra­da e uma pes­soa aca­bou presa. A coor­de­na­do­ra não acre­di­ta que houve falha de se­gu­ran­ça, mesmo com os dois casos no mesmo dia. “Não tinha como pre­ver”, jus­ti­fi­cou. Ainda se­gun­do ela, não ha­ve­rá trans­fe­rên­cia de in­ter­nos para outra uni­da­de e não se sabe, ainda, se o jovem está entre os 22 que con­ti­nuam fo­ra­gi­dos.

Mídia Corporativa: Renata Coutinho (folhape.com.br)

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: