recife resiste!


Grito dos Excluídos também arrasta multidão em desfile de protestos
08/09/2010, 10:10
Filed under: notícias | Tags: , ,

A 16ª edição do Grito dos Excluídos já ganhou as ruas do Recife, com cerca de cinco mil estudantes e profissionais ligados a entidades religiosas, de defesa dos direitos civis, além de movimentos sindicais e políticos. Mais uma vez, o grupo deixa a Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, em direção ao Pátio do Carmo, no bairro de São José, pela Avenida Dantas Barreto.

Com o lema “Onde estão os nosso direitos”, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, discursou em cima de um trio elétrico, questionando o problema das desigualdades sociais e defendendo que a vida humana deve sempre ser mantida em primeiro plano. Na ocasião, o arcebispo aproveitou para fazer um apelo às autoridades e à Polícia Civil para que encontrem o garoto Lucas Kauan, de 8 anos, que desapareceu no bairro da Joana Bezerra.

Com faixas de protesto, diversos grupos lembraram momentos marcantes de discriminação este ano. Um dos gritos que mais chamam a atenção é a dos que condenam os “fascistas de São Paulo”, em referência à discriminação sofrida pelas vítimas das chuvas da Mata Sul, em junho deste ano, por integrantes de redes sociais que faziam parte da comunidade “Eu Odeio Nordestinos”.

A novidade deste ano é que os organizadores irão disponibilizar urnas para o plebiscito popular sobre a limitação da extensão da propriedade da terra no Brasil. “Queremos pressionar o Congresso a estabelecer limites para as propriedades rurais e ampliar as possibilidades de reforma agrária”, explica Carlos Veras, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), regional Pernambuco. Após o plebiscito, está previsto o envio de um Proposta de Emenda Constitucional (PEC), junto às assinaturas, para o Congresso Nacional. Até o dia 12 de dezembro, urnas espalhadas em locais públicos como igrejas, escola, sindicatos e universidades estarão colhendo votos.

Mídia Corporativa: pernambuco.com

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: