recife resiste!


Bancários em greve. Atendimento nas agências será fechado
29/09/2010, 08:33
Filed under: notícias | Tags: , ,

Mais de mil bancários da Região Metropolitana do Recife se reuniram em assembleia ontem e decidiram entrar em greve. No interior do estado, a adesão também foi garantida. A paralisação por tempo indeterminado será em todo o país.

A greve foi confirmada por volta das 21h de ontem, mas é hoje que a população deve sentir os impactos. Apenas os caixas eletrônicos 24 horas continuarão funcionando. Todo o atendimento interno das agências será suspenso, de acordo com o Sindicato dos Bancários em Pernambuco. “Hoje vamos nas agências logo cedo para que, às 10h, os bancos não abram”, afirmou Suzineide Rodrigues, secretária de finanças do Sindicato dos Bancários em Pernambuco. Ela explica ainda, que todos os bancos deverão parar, no entanto, apenas depois das 10h de hoje é que poderão contabilizar quantas agências fecharam as portas.

A categoria alega que nove reuniões foram realizadas com a Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban) durante o último mês, mas que não houve acordo. Na última quarta-feira, inclusive, os bancos teriam rejeitado a proposta feita pela Confederação Nacional dos Bancos Financeiros (Contraf), que seria a reposição da inflação dos últimos 12 meses, que é de 4,29% segundo o INPC. Os bancários exigem um reajuste de 11%. “Com essa postura dos bancos, não nos resta outra alternativa a não ser deflagrar uma grande greve nacional. Essa é a linguagem que os bancos entendem, então vamos parar tudo”, ressaltou a presidente do sindicato em Pernambuco, Jaqueline Mello.

Mídia Corporativa: pernambuco.com

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Greve fecha quase 4 mil agências no país

A greve nacional dos bancários fechou 3.864 agências em todo o país, segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) divulgado no início da noite desta quarta-feira (29). O movimento iniciado pela manhã atinge 26 estados e o Distrito Federal e não tem prazo para acabar.

Segundo o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, em nota divulgada pela entidade sindical, a grande adesão à paralisação reflete o descontentamento da categoria com as instituições financeiras. “Essa grande participação na greve mostra a indignação dos trabalhadores com os bancos. Apesar de apresentarem crescimento médio de 32% no lucro líquido do primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, os bancos só ofereceram o índice de inflação de 4,29%, ou seja, zero de aumento real”.

A categoria tem data-base em 1º de setembro e reivindica aumento de 11%, maior participação nos lucros e resultados, medidas de combate ao assédio moral, garantia de emprego e mais contratações entre outras exigências.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) informou, também em nota, que irá adotar “as medidas legais cabíveis e necessárias para garantir o acesso e o atendimento da população nas agências”. A entidade classificou a greve como “radicalização” e disse que o sindicato abandonou as negociações, apesar de os bancos estarem dispostos a discutir a concessão de aumento real. “A Fenaban aceita discutir reajuste real dos salários e demais benefícios da convenção coletiva, inclusive a participação nos lucros e resultados. Mas não pode aceitar um índice exagerado como o pleiteado pelos sindicatos”, afirmou a entidade.

RECIFE – Ao todo, no Estado de Pernambuco, 192 agências bancárias ficaram fechadas, o que representa 50% de paralisação e mais de 5 mil trabalhadores em greve. A mobilização foi maior nos bancos públicos, com quase 100% de adesão, mas surpreendeu nas instituições financeiras privadas, com 33 unidades paradas.

Prédios administrativos também fecharam as portas. No final da tarde, o Sindicato fez mais uma assembleia com a categoria, que aprovou por unanimidade a manutenção da greve por tempo indeterminado.

Mídia Corporativa: JC Online

Comentário por reciferesiste




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: