recife resiste!


Moradores protestam contra agressões ao Sítio Histórico
30/09/2010, 17:05
Filed under: notícias | Tags: , ,

Moradores do Sitio Histórico de Olinda Velha e representantes da Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca) protestam esta tarde contra a invasão de grandes empresas, algumas  estrangeiras, que estariam descaracterizando os casarios seculares do lugar. O ato está marcado para as 14h, na Rua Bispo Coutinho, Praça do Alto da Sé.

O Barba-Papa e outros bonecos gigantes feitos pelo bonequeiro Sílvio Botelho, estarão de luto, acompanhados por orquestra de frevo e batucada, que entoarão marchas fúnebres em protesto.

Os manifestantes protestam ainda pela demolição parcial do bar Cantinho da Sé. No local, onde na década de 60 artistas olindenses e nacionais, como Thiago Amorim, Marcos Amorim, Graça Aranha, Rául Córdula, Hélio Oiticica, Gilberto Gil, Maria Betânia e Caetano Veloso, idealizaram o Movimento Tropicalista Brasileiro, que deu origem, dois anos depois, à Tropicália, pretende-se abrir um acesso, pela parte baixa da Rua Bispo Coutinho, a carros de pequeno e médio portes.O projeto prevê um beco sem saída, que irá mudar a geografia da Sé, agredindo uma colina natural que está ali desde a chegada de Duarte Coelho.

Os moradores se queixam também que , com a construção do Restaurante Beijupirá, na Rua do Amparo, foi destruida uma antiga balaustrada em cimento e que o estabelecimento fecha a Rua Saldanha Marinho para o acesso de veículos dos moradores, transformando a via em estacionamento particular.

Eles denuncia ainda qiue um grupo de empresários italianos que comprou várias casas no início da Rua de São Bento, próximo ao Mosteiro, reemembraram os imóveis, o que fere a legislação sobre o Sítio Histórico,  para transformá-los num luxuoso hotel.O artista plástico olindense, Gilvan Samico, reconhecido mundialmente, conta que é é constantemente pressionado para vender a sua casa, que virou um empecilho para o empreendimento e soube que os estrangeiros já têm projeto para a construção de um túnel por baixo da casa do artistas.

Todas denúncias, protocoladas, serão encaminhadas ao Iphan Nacional, à UNESCO, o que pode ameaçar a permanência do Título de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade dado a Olinda. O material também está sendo levado ao conhecimento de outras entidades que cuidam, no mundo, da preservação de patrimônios históricos e do patrimônio humano.

Mídia Corporativa: pernambuco.com

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: