recife resiste!


Sem Teto planejam novas ocupações no Estado
13/10/2010, 19:01
Filed under: notícias | Tags: , , ,

No jargão dos Sem Teto, “festinha” quer dizer ocupação. Costumam dizer também “que o bebê vai nascer”. Uma fonte ouvida pelo JC Online nesta quarta-feira (13) diz que duas novas ocupações devem ocorrer neste mês de outubro. O local ainda é sigiloso.

Na manhã desta quarta, dois coordenadores moradores do Trianon ocupado foram até Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Lá cerca de 100 famílias já estão com barracos levantados. A área pertence à União e está em litígio com uma empresa de construção que fica por trás do imóvel. Como a esfera é federal, esse empresário teve sua decisão favorável obtida pela Justiça comum indeferida.

Segundo Jailton Serafim, um dos líderes do movimento em Pernambuco, existem hoje cerca de 48 ocupações de Sem Teto do Estado. Todas são articuladas em segredo. “Nem mesmo as famílias sabem para onde irão”, diz. Foi assim com o Trianon, no Centro da Cidade. Um ônibus levou as famílias às quatro da manhã para o local e só quando estacionou todos ficaram sabendo que iriam morar ali.

“É uma medida de segurança. Por conta dessa medida temos conseguido sucesso até agora no Estado”. Quem coordena a escolha desse lugares é Marcos Cosmo, conhecido entre o movimento como “Reverendo”. Ele também é responsável pela pressão dentro das esferas do governo. No dia seguinte à invasão do Trianon, ele já tinha conseguido uma visita da Caixa Econômica Federal e técnicos para que fosse feita uma avaliação técnica. Reverendo Marcos é um dos conselheiros do Ministério das Cidades, em Brasília.

A situação em Campo Grande é bem pior que o Trianon. Não há energia elétrica e as casas são feitas de madeira, papelão e lona. “O primeiro passo é assegurar o lugar com as casas. Depois, nos organizamos para construir as casas de madeira”, diz Serafim. Cada morador contribui com cerca de R$ 20 para mobilizar a compra de lona, aluguel de ônibus e outras itens necessários para a “festinha”.

Mídia Corporativa: JC Online

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: