recife resiste!


Somaterapia: corpo, política e psicologia
29/10/2010, 20:58
Filed under: divulgação | Tags: ,

Módulo I – A psicologia somática

Temas abordados: Relação corpo-emoção, couraça caracteriológica, o indivíduo e a sociedade de controle, relação agressividade X violência

Dia 5 e 6 de novembro

Sexta-feira (5): início às 14:00

Sábado (6): início às 9:00

Almoço coletivo

Contribuição: R$45,00 para a vinda do somaterapeuta que reside no Rio de Janeiro

Realização: Coletivo Contramola ( http://coletivocontramola.blogspot.com/ )

Comunidade Ecológica Urbana ( http://ceudavarzea.blogspot.com/)

Mais informação: contramola@gmail.com / coletivo_contramoloa@googlegroups.com


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Mas o que é somaterapia?

A Soma, uma terapia anarquista, foi criada e desenvolvida no Brasil pelo escritor e terapeuta Roberto Freire para ser um instrumento para aqueles que buscam respostas originais em suas vidas, procurando entender o comportamento político humano em sociedade à partir do cotidiano das pessoas. São as micro-relações que produzem o germe do autoritarismo social, num jogo de poder e sacrifício onde valores capitalistas como a competição, o lucro e a exploração já não podem ser tratados apenas como questões de mercado e ideologia. É inegável a influência destes valores sobre áreas vitais des relações humanas, como no amor, por exemplo, onde sentimentos (ciúmes, posse, insegurança) e situações (competição, traíção, mentiras) parecem reproduzir no micro-social todos os ranços e saldos do autoritarismo de Governos e Estados. Para a Soma, portanto, a política começa no cotidiano e é a fonte dos mecanismos de manutenção da ordem social.

Baseado nas pesquisas de Wilhelm Reich, dissípulo dissidente de Freud, a Soma nasceu de estudos sobre o desbloqueio da criatividade. Através de exercícios teatrais, jogos lúdicos e de sensibilização, Freire foi criando uma série de vivências que possibilitam uma rica descoberta sobre o comportamento e suas inúmeras nuances. Perceber como o corpo reage diante de situações tão diferentes, como a agressividade, a comunicação, a sensorialidade, a sensualidade e sua relação com sentimentos e emoções, permite um resgate daquilo que nos diferencia enquanto individualidade, para criar um jeito novo, a originalidade contra a massificação.

Assim, a Soma se constitui como um processo terapêutico corporal e em grupo, com conteúdo político explícito, o anarquismo. A terapia tem tempo determinado (cerca de um ano e meio) e é realizada em sessões de três horas cada (são quatro por mês) em vivências com exercícios corporais e dinâmica de grupo. Buscando uma ampliação do caráter libertário da Soma, há dez anos estamos utilizando a capoeira angola também como parte integrante da terapia. Fazer Soma, viver o processo de um grupo diante do desafio de produzir relações mais sinceras e solidárias é buscar saídas práticas na construção de uma sociedade mais livre e justa: mais tesudas. Tentar ser algo mais do que um indivíduo perdido entre redes de controle social.

João da Mata – somaterapeuta

Comentário por reciferesiste




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: