recife resiste!


Caminhada dos Terreiros vai pedir reformulação de lei
04/11/2010, 11:37
Filed under: notícias | Tags: , ,

Na tarde de hoje, o Centro do Recife será tomado pelos tambores da 4ª Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro brasileira de Pernambuco, com concentração no Marco Zero, a partir das 14h30. Esse ano o evento terá como foco o pedido de reformulação da Lei do Silêncio em relação a essas religiões. Ano passado, a CTTU informou que o evento teve a participação de 11 mil pessoas e nesta edição, a organização espera a presença de 20 mil pessoas. “O povo de terreiro está mais articulado. Antes, por conta do preconceito, muita gente se constrangia em participar deste tipo de evento. Agora, estamos crescendo a cada ano”, colocou a coordenadora religiosa da Caminhada, Mãe Elza de Iemanjá.

Mãe Elza afirmou que este ano será enfatizada a questão da lei 12789/98. “A Lei do Silêncio impede que nós realizemos certos barulhos que fazem parte das nossas expressões. No entanto, um terreiro não pode ser comparado a um bar ou restaurante. É fato que o tambor é um instrumento essencial para o nosso credo e não pode ser comparado à poluição sonora. Acreditamos que essa lei fere o pensamento religioso e estamos pedindo a sua revisão”.

Além disso, de acordo com mãe Elza, a caminhada também buscará discutir a aplicação da Lei 10639, que insere o ensino da História da África nas salas de aula. “Essa lei é uma vitória dos movimentos negros no Brasil e é indiscutível a importância da educação na nossa luta”, disse a religiosa.

Mídia Corporativa: Folha de Pernambuco

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

CRONOGRAMA

15h – Concentração no Marco Zero
15h30 – Louvação, rezas e cantigas
16h – saída
19h – Chegada ao Memorial Zumbi

Comentário por reciferesiste




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: