recife resiste!


Reestruturação da rua Sete de Setembro avança e pode haver mais protestos
26/11/2010, 15:16
Filed under: notícias | Tags: , , ,

Com uma mudança profunda na configuração visual e grande divisão de opiniões, a Rua Sete de Setembro exibia um cenário bem diferente do final da tarde de ontem, quando houve tumulto generalizado após o protesto dos ambulantes retirados da via no início da manhã de ontem. A presença de dezenas de profissionais da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e da Polícia Militar garantiram a tranquila continuidade dos trabalhos de reordenação da área, que hoje estiveram focados na adequação das lojas instaladas na região.

As novas sinalizações de trânsito já foram devidamente instaladas, incluindo a faixa de estacionamento Zona Azul, que vai do trecho compreendido entre a Conde da Boa Vista e a Rua Princesa Isabel. O acostamento foi pintado, bem como os sinais do chão, com instruções de tráfego. As fachadas das lojas que invadiam o espaço das calçadas, em formatos de coberturas metálicas, estão sendo desmontadas e retiradas do local.

O consenso quanto às investidas da Prefeitura na via apenas ocorre quanto à visível mobilidade e acessibilidade que a ação trouxe à rua, mas ainda há quem esteja insatisfeito. “Era bom poder descer do ônibus e comprar alguma coisa ou lanchar, com tudo ali, na mão, bem rápido. Dava para levar um DVD para casa, por exemplo, economizando tempo. Se fosse por mim, eles (ambulantes) poderiam continuar”, defende a operadora de caixa Gleice Kelly Cândida.

Segundo o gerente da loja de calçados ‘O Barateiro’, Nilson Pereira, entre os lojistas, o sentimento é de lamentação pelos comerciantes, mas de grande expectativa para o crescimento da clientela. “Assim, fica mais fácil para mais pessoas possam trafegar na rua e tenham um acesso facilitado às lojas. Acreditamos que isso vai, sim, aumentar nossas vendas”, afirma.

De acordo com a presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes do Bairro da Boa Vista, Luciana Mendonça, a expectativa é que se chegue a um acordo com a Prefeitura do Recife sobre a relocação dos comerciantes. “Cada um que está aqui, há vários anos, vende dessa forma porque precisa. Apoiamos toda tentativa de organização, queremos nossa cidade bonita até para a Copa de 2014, entendemos, mas também temos barriga e precisamos defendê-la”, afirma.

Mendonça ainda garante que caso a reunião não traga benefícios para os ambulantes não contemplados com os stands da prefeitura, um novo protesto será realizado na Conde da Boa Vista. “É a única forma que pobre tem de ser ouvido”, conclui.

Projeto – As obras na Sete de Setembro são apenas a primeira de muitas reodernações de ruas congestionadas pelo comércio informal no centro do Recife. Nela, apenas 40 stands, quatro quioques de frutas, quatro bancas de coco e seis fiteiros terão o direito de comercializar nas vias, em estruturas padronizadas. O Programa ‘Recife, Nosso Centro’ foi lançado na última terça-feira (23) e colocado em prática na manhã de ontem.

Mídia corporativa: Diário de Pernambuco

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: