recife resiste!


Mostra de Cinema e Direitos Humanos tem sessões gratuitas no fim de semana

Com 41 filmes de vários países latinos, a 5° Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul está em cartaz no Cinema São Luiz com sessões gratuitas, a partir das 20h, até o domingo (12). Realizado em comemoração aos 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, este ano o evento estará presente em 20 capitais brasileiras, incluindo Recife.

Criada para debater temas, valores e questionamentos que acendem a discussão sobre os Direitos Humanos através da linguagem cinematográfica, a mostra exibe produções sobre dilemas sociais como valorização dos idosos, inclusão de pessoas com deficiência, igualdade de gêneros e preconceito racial, a partir da realidade latino-americana.

Tendo como proposta principal a inclusão social, o evento, terá somente exibições gratuitas. Além disso, as salas de exibição são acessíveis a pessoas com deficiência motora, todas as sessões são legendadas em português para pessoas com deficiência auditiva e alguns filmes terão áudio-descrição, para atender aos deficientes visuais.

Os filmes selecionados pelo curador Francisco César Filho serão exibidos em três categorias: contemporâneos, retrospectiva histórica e homenagem. A intenção é fazer uma retrospectiva da produção cinematográfica nesses 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e oferecer ao público uma seleção da produção atual.

A programação inclui filmes como ‘Batalha do Chile’ (1975), documentário que retrata o período ditatorial no país, com o governo de Augusto Pinochet. E também contempla produções recentes, a exemplo do ‘Mundo Alas’(2009), road movie argentino sobre a história de uma banda formada por pessoas com necessidades especiais em turnê pelo país. Além deles, na seção homenagem o evento presta tributo ao ator argentino Ricardo Darín, cujo trabalho converge para a temática dos direitos humanos.

A iniciativa do evento é da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República com produção da Cinemateca Brasileira e do SESC São Paulo. No Recife, a coordenação é da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SEJUDH), do Governo do Estado, e da Secretaria de Direitos Humanos e Justiça Cidadã, da Prefeitura do Recife.

 

Mídia Corporativa: pernambuco.com

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: