recife resiste!


Relato do protesto contra o aumento das passagens (11/01)
11/01/2011, 22:37
Filed under: notícias | Tags: , ,

Hoje, 11 de janeiro de 2011, algumas agremiações estudantis puxaram um ato contra o aumento das passagens de ônibus. Não se sabe exatamente com quantas pessoas o ato contou em seu auge: alguns estimam 500, outros 200, mas na maioria dos casos esses números representam muito mais um posicionamento ideológico da mídia corporativa do que um rigor matemático.

A passeata ficou dividida em dois blocos: o primeiro era formado por organizadores ligados a partidos políticos (Partido Comunista “Revolucionário”) e a determinadas agremiações estudantis (UESPE, UBES, UJR e seus falsos DCE’s universitários, conquistados à base de golpe e mantidos por imposição e acordos politiqueiros com a reitoria da UFPE); e o segundo bloco se constituía de outros grupos e indivíduos autônomos. O último, em sua maior parte, formava o comitê contra o aumento das passagens e dos parlamentares, e havia filiados ao PSTU ou PCB, anarquistas, dentre outros. Tal grupo garantiu um mínimo de luta e coerência dentro de um ato puxado e formado por entidades burocratizadas que estavam mais preocupadas em hastear bandeiras e fazer propaganda do que garantir um mínimo de luta efetiva.

O itinerário planejado pelas agremiações estudantis e partidárias, acertado provavelmente em acordo com a polícia e divulgado previamente na mídia, não causou grandes transtornos, tendo por objetivo apenas transitar no centro da cidade a caminho de uma reunião para uma possível negociação com o governo. Tal reunião ocorreu na sede da empresa Grande Recife Consórcio de Transportes entre os representantes dos empresários e uma comissão organizada pela diretoria das entidades interessadas na disputa de poder pelo governo do Estado . Um verdadeiro teatro da política, com peça já montada e ensaiada pelas duas partes, a fim de mostrar pra o público o teatro da democracia: os empresários aumentam as tarifas e os estudantes protestam. Assim, é aberta uma negociação, mas tudo fica como está, proporcionando lucros aos empresários e prestígio político às entidades burocratizadas, que posam de combativas.

Felizmente o outro grupo ( indivíduos autônomos, anarquistas e militantes do PSTU e PCB) não pretendia ser mais um espectador desse teatro da política, e por iniciativa própria desviou o roteiro final, fechando a via que, da Avenida Sul, dá acesso ao centro da cidade. A via ficou interditada por cerca de duas horas, e, segundo rumores, o trânsito ficou parado até o bairro de Piedade. Nesse momento a Empresa de transporte exigiu que a via fosse desobstruída para que houvesse alguma negociação com a comissão pré-definida. Os burocratas estudantis desceram dos carros de som para convencer os demais a se retirar da pista, inclusive foi oferecida uma vaga na comissão para o grupo que insistia em fechar a via – grupo este xingado de “radical” pelo líder estudantil do PCR. Duas pessoas do “grupo dos radicais” foram designadas para acompanhar uma reunião entre os representantes dos empresários e os que se dizem representantes dos estudantes, no intuito de observar o caráter da negociação de perto.

O grupo que questionou e desviou os rumos do protesto provou que não há necessidade de buscar negociação com o Estado. Esta não deve ser a atitude primeira. É o Estado que deve sentir a necessidade de negociar com o povo, pois as grandes conquistas partem da pressão que se faz nas ruas. Direitos não se pedem, se conquistam. A reunião encenada não é nenhuma vitória. A única vitória que o Recife viu hoje partiu da pressão feita nas ruas.

Fortaleça essa luta. Quinta-feira, 13 de janeiro, compareça ao ato contra o aumento das passagens e do salário dos parlamentares, e contra a expulsão dos ambulantes das ruas do centro do Recife. A concentração será na Praça do Diário às 14h. Participe, as ruas precisam de você!

Recife Resiste! e aqui

mais fotos aqui e aqui

Anúncios

11 Comentários so far
Deixe um comentário

Gostei muito do ato de hoje, mas nada de partidarismo (PSTU e PCB) nem precisava dessas informações galera, até porque tinha PT também, representado pela MUDANÇA.

Pelo que vi foi um sucesso a passeata.

Espero que quinta-feira tenha o dobro de proporção !

abraços companheiros.

Comentário por Túllio de Melo

força!
amanha vai ser maior!

Comentário por é noiz

Muito bom o relato, me disseram a mesma coisa… Nem tive disposição de ir quando soube que quem estava a frente eram as entidades de profissionais… Mas não sabia que havia uma galera que estava afim de ir além do teatro!
Espero que a de amanhã haja o mesmo teor das manifestações de 2005!

Comentário por Otávio Augusto

a escolha de fotos ficou show

Comentário por pedro

Pessoal, foi muito bom! Espero que a mobilização e o número de pessoas seja ainda mais forte na quinta, a movimentação contra o aumento das passagens tem que ser levada mais a sério, como em 2005!

Comentário por Gabi Andrade

Fui ao protesto e percebio exatamente o que está relatado aí. Sem acreditar, fui embora. Estarei no de quinta. Quem sabe as coisa não melhora pra nós estudantes, num é? A esperança é a última…

Comentário por pax

BOTA PRA FUDÊ

Comentário por hello

Arretado!!!…

Jé chega de negociações…esse doideira de aumentos só vai parar quando a cidade parar também.

é importante trabalhar com a comunicação e informação para que uma maior parcela da população venha a aderir ao movimento!

Comentário por Thiago santa Rosa

Concordo totalmente em se protestar o aumento das passagens, mas essa promoção de partidos e grupos… não gostei de jeito nenhum. Na matéria está parecendo que isso é mais importante que qualquer outra coisa.

Comentário por Raissa

Raíssa, não consegui entender o porquê dessa sua crítica. O fato do nome de alguns partidos serem citados foi para facilitar a compreensão de quem não estava no protesto.

Comentário por Guivaldo

guivaldo,

nao acho que raissa dirija a critica ao texto e sim a enfase dada aos partidos no protesto. na verdade está em acordo com o texto.

Comentário por Fick Fufa




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: