recife resiste!


A política da higienização atinge o Recife Antigo

Está aí mais um projeto da prefeitura para o Recife Antigo. O vídeo abaixo está circulando pela internet como projeto para um “novo” Recife Antigo:

Ouvi muitos comentários dizendo que seria uma melhoria para o Recife e acho que realmente será. Mas será que essa obra está restrita ao Marco Zero? Ou é mais uma etapa do que vem acontecendo com o Bairro do Recife?  Será que nesse novo Antigo vai ter espaço para os ensaios do maracatu?  Tomara que eles simplesmente não sejam taxados de “desordem pública”. Tem também o Sambão na Confraria do Samba. Bom, tinha, já fecharam.

Assim, na subsequência, poderá ocorrer o mesmo com o bar do Reggae e outros similares.  Sem contar todos os vendedores ambulantes que provavelmente não poderão comercializar por lá.  Espero que não transforme o Antigo num lugar muito Novo, para a classe burguesa beber whisky importado. Se isso acontecer, acho que aqueles 4 reais que os habitantes desse espaço levavam para ingerir aquele vinho, tão estimado, ou mesmo os grandes recipientes de cerveja vulgarmente conhecidos como “latão”, no cara do isopor, mal vai dar para pagar o estacionamento em algum edifício garagem que está por vir, até porque eu não vi nesse Novo Antigo os flanelinhas que guardam o carro.

Esta é a copa de 2014 trazendo as melhorias pro estado.
Existem mais verdades por trás das verdades do governo do estado.

Fonte: Revocultura

Anúncios

3 Comentários so far
Deixe um comentário

Queridos,

Podem ficar tranqüilos que o Maracatu e todos aqueles bares da parte revitalizada do centro antigo vão permanecer, pois eles são a “desordem mainstream” do centro antigo.

Muito mais que os bares, o que me preocupa é que nessa animação não aparece a favela do Pilar (logo ali depois do arsenal da marinha), nem as comunidades próximas ao forte do Brum. Essas sim, por certo, serão varridas, ou simplesmente negligenciados, assim como foram quando apenas parte do centro antigo foi revitalizada na década de 1990.

Estamos assistindo mais uma intervenção urbanística regida, “por baixo dos panos”, pelo tradicional empresariado de nossa região (JCPM, Moura Dubeux etc.) que em seus empreendimentos, com o apoio do estado e atendendo aos reclamos do globaritarismo, continuam impondo ao povo de nosso pais a condição de proletário externo. Observem quem mais vai se beneficiar no final das contas!
Sinal que, mesmo com o bordão da atual gestão, “Nossa cidade é a gente quem faz”, nossa cidade ainda é ordenada, na verdade, a partir de um punhado de senhores que não foram eleitos pelo povo.

Abraços!

Comentário por Otávio Augusto

O q mais me preocupa é, pra onde essa galera vai parar depois de desempregado..

Comentário por Diego Andrade

[…] Recife Resiste Share this:TwitterFacebookLike this:LikeBe the first to like this. This entry was posted in […]

Pingback por The Government’s Idea of a New Recife Antigo | Eyes On Recife




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: