recife resiste!


[Recife] Ato contra aumento das tarifas movimenta centro [28/01]
31/01/2011, 12:11
Filed under: notícias | Tags: ,

Mesmo sem radicalização, o ato contra o aumento das passagens gerou movimentação no centro do Recife. O ato, com caráter de passeata, foi da Avenida Conde da Boa Vista até a Agamenon Magalhães, e depois pela Conde da Boa Vista novamente. Durante o percurso, cerca de 100 pessoas fecharam alguns cruzamentos das avenidas centrais.

O protesto foi pacífico e a força policial apenas acompanhava as entidades e independentes do Comitê Contra o Aumento das Passagens, sem dar indícios de repressão. Parecia ser uma manifestação sem maiores enfrentamentos.
No entanto, alguns momentos preocupantes foram protagonizados por manifestantes e populaçao motorizada. Um motoqueiro, na ansia de furar o bloqueio das pessoas, caiu. Mais grave: um motorista impaciente acelerou o carro enquanto ainda havia pessoas na sua frente. Um dos companheiros sofreu um quase atropelamento, pois, no momento em que o carro acelerou, ele pulou em cima do veículo e literalmente “surfou” por cerca de 100 metros sem que o motorista parasse o carro.

Não se espera solidariedade daqueles que nao precisam do transporte coletivo: motoristas de carro e moto são a reproduçao de uma cidade feita para veículos e não para pessoas. No entanto, ainda estamos buscando estratégias de mobilizar mais pedestres, pois houve pouca adesão nos últimos protestos.

Convidamos todxs para as próximas atividades de mobilização do comitê:

Terça-feira (01.02): twittaço; panfletagem às 20h na Terça Negra
Quarta-feira (02.02): Dia de Mobilização nas escolas públicas do complexo do Parque 13 de maio, início da manhã e início da tarde
Sexta-feira (04.02): Ato com concentração do xadrez do Parque 13 de maio

Fonte: Comitê contra o aumento das passagens

Anúncios

8 Comentários so far
Deixe um comentário

isso foi quando?
hoje ou é uma noticia atrasada da semana passada?

ta meio complicado pra entender.

Comentário por eu

esse relato é do mesmo protesto do dia 28, sexta-feira. o comitê postou no CMI ontem e aí o recife resiste repostou.

Comentário por oitubebem

Não tenho carro e sempre dependi do sistema de transporte público. Vez ou outra ando de carro, não meu mas dos meus amigos, e me solidarizo com a causa em questão, assim como esses meus amigos. E sinceramente, não gostei da generalização descabida: “Não se espera solidariedade daqueles que não precisam do transporte coletivo: motoristas de carro e moto são a reprodução de uma cidade feita para veículos e não para pessoas” …
Essa afirmação é lamentável, e mais separa do que agrega! Há pessoas que usam carro hoje, mas deixariam o carro de lado se houvesse um sistema público de transporte decente (inclusive pessoas que hoje estão lutando contra o aumento)… Muitas outras pessoas usam carro simplesmente porque ainda não despertaram para o mal que eles representam à mobilidade urbana ou ao próprio bem-estar ambiental.
Vamos lembrar também que boa parte das pessoas que hoje usam moto são uma classe de trabalhadores (moto-boy, moto-táxi etc.) que não gozam de boas condições de trabalho e merecem solidariedade, e não discriminação!

Vamo tomar cuidado com certas posturas iconoclastas e generalizações descabidas… Elas não contribuem em nada! E geralmente escondem uma história de vida contraditória!

Avante!!!

Comentário por Otávio Augusto

de acordo com o comentário acima – de fato uma generalização descabida.

Comentário por roiroi

ser uma pessoa é uma coisa, ser uma pessoa dirigindo um carro é outra. quando se ta dentro do carro sua posição na cidade é opressora.

não tem alma caridosa dentro de um carro que não jorra água de esgoto na chuva em pedestres, que não polui, que não ocupa espaço, que não quase atropela ciclistas sem nem perceber e etc. se essa pessoa faz uso crítico e quer parar de usar carro é outra história mas… a maioria é só pala de comodista!

Comentário por neal

“quando se ta dentro do carro sua posição na cidade é opressora”… (putz!)

O motorista de uma ambulância, o taxista, os caminhoneiros, os motoristas… estão todos numa posição opressora! Talvez até o pai que ta levando a filha à emergência do hospital de carro!
Bem que poderiam ir todos à pé, ou de bicicleta! Não é?!

Comentário por Otávio Augusto

a sabedoria do goofy motor:

Comentário por neal

as passagens acabam de aumentar em caruaru também, sera que o pessoal vai se organizar por la?
que tal pensarmos coisas juntxs?

http://jc.uol.com.br/canal/jc-interior/agreste/noticia/2011/02/01/passagens-de-onibus-aumentam-a-partir-de-hoje-em-caruaru-255219.php

Comentário por caru




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: