recife resiste!


Estudantes queimam pneus e lojas fecham portas na Conde da Boa Vista
03/02/2011, 19:03
Filed under: notícias | Tags: ,

O que era para ser uma passeata pacífica em protesto ao reajuste em 8,66% no valor das passagens de ônibus, se transformou em um grande tumulto. Estudantes que foram às ruas protestar contra o aumento, além de bloquearem a Avenida Conde da Boa Vista, causando lentidão no trânsito, decidiram atear fogo a pneus na via.

De acordo com a reportagem da Rádio Jornal, a rua foi tomada por uma fumaça negra e as lojas da avenida já começaram a fechar suas portas. Houve, inclusive, confronto entre os manifestantes e a polícia, que acompanhava a passeata.

Uma das estudantes, Maiara Nogueira, de 18 anos, foi empurrada por policiais e teve a batata da perna queimada em um papelão que estava em chamas. Exasperada, afirmou: “Esses policiais não são bem treinados para lidar com os estudantes. É uma falta de respeito, nós temos direito à liberdade de expressão”.

O grupo se concentrou em frente ao antigo Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício, bairro da Boa Vista, e seguiu em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista, ao que tudo indica, em direção à sede da Secretaria das Cidades, no mesmo bairro.

A manifestação é organizada por diversas organizações estudantis, como a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco, União dos Estudantes de Pernambuco e diretórios centrais de universidades públicas e particulares do estado.

Veja fotos do protesto aqui

Mídia corporativa: JC Online

Anúncios

5 Comentários so far
Deixe um comentário

Estudantes fazem novo protesto contra aumento de passagens e param trânsito no Centro

Mais uma vez, os estudantes estão nas ruas do Centro do Recife protestando contra o aumento de 8,66% nas passagens de ônibus. Por volta das 16h10, cerca de 40 pessoas interditaram a Avenida Conde da Boa Vista, em protesto ao reajuste. O grupo saiu da Rua do Hospício, onde fez concentração em frente ao antigo Ginásio Pernambucano, e deve seguir em passeata até a Secretaria das Cidades. Policias do 16o Batalhão da Polícia Militar acompanham a ação e o trânsito no local está complicado.

De acordo com a presidente da União dos Estudantes Secudaristas de Pernambuco (UESPE), Stephanny Vilela, “a meta é parar a Avenida Conde da Boa Vista”, em represália ao cancelamento da reunião com o secretário das Cidades Danilo Cabral, marcada para o último dia 28. Os estudantes fizeram passeata no dia, mas, ao chegaram à sede da secretaria, encontraram as portas fechadas e o prédio cercado por policiais.

Stephanny afirma, também, que o abaixo-assinado que será entregue ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) reivindicando a diminuição do preço das passagens já conta com 20 mil assinatura. “O MPPE aceitou o aumento, mas vamos continuar insistindo”, disse. Outras reivindicações do grupo são a instauração de auditoria nas empresas de ônibus e a estatização do serviço de transporte público.

A manifestação é organizada por diversas organizações estudantis, como a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco, União dos Estudantes de Pernambuco e diretórios centrais de universidades públicas e particulares do estado.

Mídia corporativa: JC Online

Comentário por reciferesiste

“Esses policiais não são bem treinados para lidar com os estudantes”

eu entendi errado ou ela quer dizer que se não for nesse contexto dos estudantes é limpeza sofrer esse tipo de coisa?

Comentário por Clarissa

hoje tem mais!

Comentário por pneu

E continuem estudantes, nessa luta que é nossa. Absurdo um estudante ter que pagar 2,00 numa passagem de ônibus!

Comentário por Camila

Na verdade, estudante não paga R$2,00, Camila. Depois que a passagem subiu cada viagem ainda custava ao meu VEM R$0,93.

Comentário por Teófilo




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: