recife resiste!


Onde está a “Gestão Democrática do Transporte Metropolitano”?

Com o surgimento da Grande Recife Consórcio de Transporte, que substitui a antiga EMTU, veio a propaganda de um novo modelo de gestão conduzida por um espírito democrático, na qual se elegeriam delegados do povo com o voto direto e estes decidiriam as diretrizes da Grande Recife através de conferências públicas. Em sua primeira conferência, através de Grupos de Trabalhos, foram decididos, de forma democrática, diversos pontos como a acessibilidade às necessidades especiais nos ônibus, porém destaco: 1- Criação e implementação de Tarifa Única (hoje temos vários anéis, e dentro destes Anéis temos – ao contrário do levantado pelo Ministério Público – a passagem mais cara do Brasil, Anel B R$ 3,10); 2- Diminuir os preços das tarifas; 3 – diminuir a taxa de lucro dos empresários e divulgar os lucros atuais; 4 – efetuar licitação das linhas (hoje os empresários do setor detêm o monopólio); 5 – efetuar auditoria nas empresas.

Como se pode ver, o Governo do Estado enaltece a democracia, porém não só não segue as decisões tiradas democraticamente, como as contraria, como podemos constatar neste último aumento das passagens. Ressaltando que não é de conferências que se faz a democracia, mas se o próprio consórcio lançou esse discurso, tem-se mostrado absolutamente incoerente. Não satisfeitos, ainda tentam denegrir a imagem daqueles que anseiam pela democracia de fato. Acusam jovens com espírito bravo de serem vândalos por lutarem por um mínimo de respeito à população. Em uma nota paga veiculada nos principais jornais da RMR, utilizam-se de subterfúgios como a mentira, tentando implantar o medo na população. Dizem, de forma clara, que em atos e manifestações pró-democracia, “arremessaram bolas de gude contra as paredes, as quais ricochetearam e acabaram por atingir e ferir várias pessoas que aguardavam para carregar o cartão VEM”. Desafio a Grande Recife divulgar as imagens de tal ato. Na verdade, nelas constará o uso excessivo da força por parte da direção da Grande Recife, cujos seguranças rasgaram bolsas dos manifestantes e tentaram roubar um megafone e câmeras que registraram toda a arbitrariedade. Quem precisa se utilizar da mentira e de furtos para defender suas posições, está querendo esconder algo.

Não houve bolas de gude, muito menos feridos. Nada foi arremessado às paredes. Os estudantes que fizeram o ato não tinham motivos para agredir a população, isto é lógico. Mas a Grande Recife faz a população de palhaça, subestimando até sua capacidade de supor que a manifestação estava a favor dos que carregavam o VEM. A Grande Recife, acobertada pelo governo do estado, no auge de sua hipocrisia utiliza-se da blasfêmia para criar um terror no que diz respeito aos movimentos sociais, estes que sofrem todo dia a repressão promovida por uma aliança altamente perigosa entre governo e empresários. Enquanto a população ludibriada sofre com um serviço ruim e cobradores e motoristas trabalham cotidianamente, os empresários e “autoridades” governamentais nadam em suas piscinas de lucro e todos sofremos para sustentar seus luxos.

Sem exageros, posso afirmar que estamos diante de uma Gestão demagoga, hipócrita e manipuladora do Transporte Metropolitano, que, além de não cumprir com suas promessas, ainda tenta enganar a população publicando mentiras absurdas em jornais de grande circulação.

Luis Zanforlin é graduando em Ciências Sociais pela UFPE, Delegado eleito da I Conferência Metropolitana de Transporte e membro do Comitê Contra o Aumento das Passagens e dos Parlamentares.

Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

ae recife resiste saiu uma matéria grande no jc de sábado sobre os conflitos em suape

Comentário por pedro

RECIFE RESISTE!

Comentário por Vitor lima




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: