recife resiste!


Edifício Trianon se transformará em conjunto habitacional para famílias cadastradas no MTST
24/02/2011, 17:30
Filed under: notícias | Tags: , , ,

Cinco meses depois de ocupar o Edifício Trianon, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto de Pernambuco (MTST/PE) conquistou o direito de usar o prédio como moradia. A construtora que era dona do edifício desistiu da ideia de levantar um shopping no local para transformar o espaço numa área residencial destinada às famílias cadastradas no MTST. O prédio foi transformado em mais um projeto do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, e será vendido para famílias sem-teto por preços populares e condições de pagamento facilitadas. No dia 3 passado, a direção do Sindicato emprestou o auditório da entidade para uma reunião entre as famílias do MTST e a Caixa. “A transformação de um edifício ocupado pelos sem-teto em moradias populares por meio do Minha Casa, Minha vida é inédita no Brasil. É o primeiro caso que conseguimos enquadrar neste programa, que tem um outro desenho”, diz o gerente regional de Habitação da Caixa, Luiz Byron. Para a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, é um orgulho para a entidade poder fazer parte desta história. “Nós sempre defendemos o direito à moradia como peça fuamental da conquista da cidadania. A transformação do edifício Trianon em moradias populares para os sem-teto é de extrema importância para que outros projetos como esse possam surgir dentro do Minha Casa, Minha Vida”, comenta. Jaqueline destaca que a parceria do Sindicato com o MTST é antiga. “Os sem-teto inclusive já lutaram junto com os bancários em nossas campanhas salariais”, completa.

Fonte: SEEC/PE

Anúncios

6 Comentários so far
Deixe um comentário

fuderoso, muito bom saber que o resultado foi positivo. mesmo que seja uma vitoria parcial, pois eles terao acesso a um programa do estado para financiar sua propria casa, e nao como nos conjuntos habitacionais onde normalemente as familias tem direito a uma casa sem ter que pagar nada.

o que me deixa mais feliz é a comprovacao da necessidade de radicalizacao dos movimentos sociais. havia mais de 5 anos que um prédio nao era ocupado no centro do recife. essa foi uma prova de que é possivel ganhar.

que outras ocupacoes venham!

Comentário por eudes

eita, que massa :D

Comentário por Clarissa

Popular?
Os apartamentos serão da ordem de 80 mil reais (alto demais para qualquer sem-teto, até pra mim que não sou)… Segundo lideranças, os apartamentos serão destinado à uma demanda de “classe média” existente no movimento (não sei porque não foi essa demanda que ocupou o local o ano passado).
Vocês pensam que serão as famílias que ocuparam o prédio o ano passado que irão habitar o local? Estão enganados! Aquelas famílias serão realocadas pela algum conjunto residencial da Prefeitra (sabe-se lá aonde!).

As famílias que quiserem morar no Trianon terão que pagar pelas obras e depois pelas residencias (os apartamento são um negócio lucrativo). É claro que haverão amortizações e os juros são quase que irrisórios. Mas os valores são impensaveis para um sem-teto!!! Duvido muito que terá algum sem-teto morando por lá!
O MTST, nesse caso, exerceu a função de uma incorporadora imobiliária que, dentro dos moldes capitalistas, apenas propiciou a construção de mais um bom negócio!

E quem disse que no local não haverá um shopping?… O edifício Trianon, propriamente dito, é apenas uma pequena parte de todo aquele mobilhado… A região do Cinema será transformada sim em lojas (vi o projeto!!!).

Considero isso muito mais um fiasco que uma conquista do MTST!!!

Comentário por Otávio Augusto

gostaria de saber mais a respeito desse projeto. o que ouvi falar há um tempo é que o prédio estava “condenado” pela defesa civil, corria risco de cair… enfim, pode ser fofoca e com certeza pra se transformar em moradia de qualquer espécie deverá passar por reformas estruturais.
Otávio, como ter acesso ao projeto?

Abraços.

Comentário por Lívia Clemente

Olá Lívia,

Eu conheci o projeto porque fui convidado pelo movimento para assistir sua apresentação na sede do sindicato dos bancários, há um mês e meio atrás (aproximadamente).
Acho que vc (ou qualquer pessoa) pode ter acesso ao projeto se solicita-lo junto a sede do movimento, na Av. Conde da Boa Vista (acredito que eles não vão restringir).
Se eles não fornecerem, acho que a Caixa pode disponibilizar… O projeto tá inserido no programa Minha Casa Minha Vida!

Enfim!

Comentário por Otávio Augusto

O coodenado nacional do MTST esta com um plobelma em pernambuco com 2 bandeiras a azul rev.marcos e a vermelha da coodenaçao nacional.

Comentário por MTST




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: