recife resiste!


MANIFESTAÇÃO CONTRA A RETIRADA DAS BARRACAS DO ENTORNO DA UFPE
24/03/2011, 10:44
Filed under: notícias | Tags: , , ,

Ontem, quarta-feira (23), foi realizado um ato promovido pela União dos Barraqueiros da UFPE.  Xs* manifestantes exigem que seja tomada alguma providência no sentido de padronizar xs comerciantes do em torno da UFPE.

Além da marcha ao redor da universidade nenhuma das barracas em frente ao CFCH foi aberta, a paralisação do atendimento serve para demonstrar que não é apenas de interesse dxs barraqueirxs a garantia de que os mesmos não perderão seus trabalhos,  mas também seria de interesse de todxs que consomem no local,  uma vez que os serviços de alimentação na referida área (leia-se Chef Platão) têm preços exorbitantes para a realidade da grande maioria dxs estudantes.

Outro dos motivos para a movimentação foi a retirada arbitrária das barracas localizadas no Hospital das Clínicas (HC) na última quinta-feira (17). A qual terminou com o saldo de várixs feridxs, por conta de um conflito covardemente desencadeado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a qual fez uso de balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar xs que lutavam para não verem seus locais de trabalhos varridos pela força arbitrária do Estado.

Ao longo desta semana a União dos Barraqueiros da UFPE seguiu com sua movimentação com o intuito de agregar mais gente à luta, e conjuntamente a
divulgação do movimento, pediam para que fosse assinado um abaixo-assinado em apoio às/aos mesmxs. Abaixo-assinado este que contou com aderência massiva entre xs consumidorxs e entre estudantes do CFCH. O documento está disponível para ser assinado, com xs barraqueirxs localizadxs em frente ao CFCH.

A manifestação de hoje teve tom pacífico, saiu do CFCH em torno das 13h. O percurso da marcha foi o entorno da UFPE,  realizando uma paralisação de aproximadamente 20 minutos na BR 101, sentido sul. Outro ponto importante da manifestação foi entre o IFET (antigo CEFET) e a UFPE, onde não houve aderência por parte dxs barraqueirxs locais quanto ao pedido do movimento de paralisação total no atendimento em volta da Universidade. Ali xs manifestantes dirigiram a voz diretamente às barracas abertas,  as quais estariam enfraquecendo a luta contra a retirada das barracas; o pedido de unidade foi reforçado. O ato dispersou no lado de fora do CFCH, no mesmo
local da partida às 16 horas.

Reforçamos aqui o chamado dxs barraqueirxs para todxs que possam reforçar o movimento, mandar o seu apoio a um movimento que luta contra as arbitrariedades do poder público. Protestar não é crime! Crime é retirar uma população trabalhadora, autônoma, de seus postos de trabalho sem dar a menor satisfação e com o uso de força repressiva.

Recife Resiste!

*Usamos o “x” em lugar das letras “o”/ “e”, e “a” indicando que tal palavra pode ser escrita tanto no masculino quanto no feminino, uma vez que tal palavra não representa um universo apenas de homens e mulheres.

Anúncios

5 Comentários so far
Deixe um comentário

A participação dxs estudantes foi irrisória o que só atesta a falência do movimento estudantil da UFPE e a falta de solidariedade dos discentes. Vamos fortalecer o apoio à causa dxs barraqueirxs!

Comentário por Kalli

Eu tenho mais o que fazer!! Vou deixar de estudar, preparar trabalho da faculdade, preparar palestra no trabalho, etc, etc pra sair nas ruas em defesa daquelas barracas imundas, onde já vi até venda de drogas e colegas sendo assaltados????
Tô fora!!!!

Comentário por Estudante da UFPE

APOIADO!

1º Se aquelas pessoas estão ali, é porque precisam.
2º É uma CHANCE que os alunos tem de pagar mais barato por um lanche ou refeição.
(Só sendo rico mesmo, pra poder comer em algum restaurante que faz parte da rede do Chefe Ladrão diariamente)
3º Ninguém é contra o fechamento dos bares que existem perto da federal… pq será?! ¬¬
Boa parte dos alunos falta aula na sexta-feira pra ir pros bares, (isso eh visível)e ninguém faz nada.

Isso sem falar do R.U., né?!
É da mesma rede do Chefe Ladrão e a refeição é barata. (Ufa!)




Enfrentar as duas filas gigantescas, passar horas no sol em a pino, correr o risco de não fazer a refeição e, caso consiga fazer, chegar atrasadx na aula? Não, obrigadx!
Não vale a pena pagar R$ 3,00 pra ser humilhadx.
Não valeria a pena nem se fosse de graça!

Chance de fazer uma refeição barata antes de ir pra aula e ter um bom rendimento: 0%
Chance de faltar aula e ir pros bares e ferrar com a sua graduação: 100%
Incentivo à educação: 0%

Onde é que eu assino?

Comentário por Camila

camila, você pode achar o documento com os próprios barraqueiros ali ndo cfch ;)

Comentário por Matilda

Gente, aquilo ali é uma verdadeira bagunça,principalmente em frente ao CFCH. É preciso, de maneira ordeira, haver uma organização daquelas barracas. Não temos mais calçadas para andar, não temos mais onde esperar o ônibus( a não ser na pista) e a insegurança, causada pelo numero de comercios “apinhados” é mt grande a noite.
Sugiro que os comerciantes e a universidade entrem em acordo, e procurem a melhor solução, talvez criando uma praça de alimentação dentro da universidade, ou até mesmo padronizando as barracas.

Comentário por Ana Maria




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: