recife resiste!


Polícia ameaça despejar acampamento pela sexta vez em PE
07/04/2011, 18:30
Filed under: notícias | Tags: , , , ,

As famílias Sem Terra que vivem no acampamento Xixaim estão mais uma vez sendo ameaçadas de despejo.

A Polícia Militar de Pernambuco marcou o cumprimento de mais um mandato de reintegração de posse para esta quinta-feira. As famílias afirmam que resistirão e há possibilidade de conflito.

O Engenho Xixaim, localizado no Município de Moreno, zona da mata pernambucana, de propriedade de Paulo de Sena de Maranhão, foi ocupado pela primeira vez em setembro de 2006.

A área já foi palco de cinco despejos, da ação violenta de policiais e da atuação de milícias armadas contratadas pelo proprietário, que, segundo relato dos camponeses, já chegou a ir armado ao acampamento e efetuado um dos despejos das famílias.

O caso de violência perpetrada pela polícia e pelo proprietário do Engenho já foi denunciado diversas vezes. O caso foi também apresentado no Seminário sobre pistolagem no campo, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal em 12 de agosto de 2009.

Apesar de tantas denúncias e se trate de uma propriedade que não cumpre sua função social, o Estado segue sem adotar qualquer medida para garantia dos direitos humanos das famílias acampadas.

O Incra, em sua inoperância, continua sem desapropriar a área para fins de Reforma Agrária. Sequer a vistoria preliminar da área foi realizada. Segundo nova denúncia realizada pela organização não governamental Terra de Direitos, a demora “contribuiu para a perpetuação das violências, que apenas o assentamento definitivo das famílias poderia saná-las, com a realização do devido acesso à terra e concretização da política pública de Reforma Agrária reivindicada”.

Não bastasse todo esse histórico de atentados à dignidade das famílias de camponeses Sem Terra e da clara omissão do Incra, decisão liminar de despejo foi revalidada e as famílias encontram-se, mais uma vez, prestes a sofrerem um novo despejo, que será o sexto, de uma longa e sofrida trajetória.

Fonte: MST

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: