recife resiste!


Nota de apoio à Festa da Lavadeira e de repúdio à segregação da cultura popular de Pernambuco

A FESTA DA LAVADEIRA VAI ACONTECER!

As organizações da sociedade civil, redes, fóruns, partidos, cidadãs e cidadãos abaixo assinados vêm publicamente REPUDIAR a ação da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho que, através da Lei Municipal 2.062, de 20 de dezembro de 2010, estabeleceu limitações infundadas à presença da população na área denominada Loteamento Reserva do Paiva, na Praia do Paiva. No local, há 25 anos acontece a Festa da Lavadeira, que reúne o povo trabalhador, artistas e grupos da cultura popular de Pernambuco e de estados vizinhos, bem como representações das religiões de matrizes africana e indígena, com o objetivo de celebrar o dia 1º de Maio e render homenagens às forças da natureza.

Através da legislação supracitada, que fere frontalmente os direitos humanos, tanto no que se refere à dimensão dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais manifestados na expressão da cultura popular e na vivência religiosa, quanto no tocante à dimensão Civil e Política que assegura o direito de ir e vir e fruir do espaço público, o poder público municipal aprovou ato de SEGREGAÇÃO em relação ao público da Festa da Lavadeira, constituído, em sua grande maioria, por mulheres e homens da classe trabalhadora. Esta atitude de APARTHEID não tem como objetivo a preservação do meio ambiente, mas a preservação do poder econômico privado, representado pela construtora Odebrecht e pelo Grupo Brennand, que exploram economicamente a área com a construção de um complexo imobiliário destinado a milionários.

REPUDIAMOS este ato de covardia do poder público que se dobra ao poder do dinheiro, permitindo a desfiguração do litoral pelos empreendimentos imobiliários que, estes sim, poluem o meio ambiente;

REPUDIAMOS a SEGREGAÇÃO do povo pernambucano e de sua cultura popular de origem negra e indígena no espaço público da Praia do Paiva, precisamente no Ano Internacional dos Afrodescendentes nas Américas.

REPUDIAMOS a CRIMINALIZAÇÃO dos meios de acesso da população trabalhadora, tal como ônibus, dos meios de geração de renda – venda de alimentação na praia, e até do lazer – utilização de bóias feitas de câmara de ar – todas condutas tipificadas e interditas pelo poder público municipal na referida lei.

EXIGIMOS do Poder Público Estadual e Federal e do Ministério Público Estadual e Federal que assumam suas responsabilidades no que tange ao cumprimento da legislação que resguarda a Festa da Lavadeira como patrimônio cultural e imaterial, garantindo à população o exercício de seus direitos e coibindo quaisquer atos de SEGREGAÇÃO, como contrários à normativa internacional de direitos humanos, à Constituição Federal e à normativa interna.

EXIGIMOS mais precisamente do governo do Estado que assuma suas responsabilidades com a garantia da manifestação popular na Festa da Lavadeira. O povo vai à Festa, ela vai acontecer, como em todos os anos, reunindo dezenas de milhares de pessoas, o que dispensa realçar os desdobramentos negativos que podem vir a ocorrer caso o governo do Estado não assuma plenamente suas prerrogativas institucionais e políticas neste processo, garantindo segurança às famílias que para lá se destinam e a infraestrutura mínima necessária à magnitude da Festa. Justamente no Ano Internacional dos Afrodescendentes nas Américas, Pernambuco não pode ser vítima de tamanha discriminação, banindo a maior manifestação de cultura afrodescendente do Brasil.

CONCLAMAMOS a população a se manifestar contra a privatização do espaço público e a discriminação da cultura popular. Conclamamos a população e seus setores organizados a defenderem também a Festa da Lavadeira, como patrimônio do nosso povo e instrumento vivo de expressão de nossas identidades.

TODXS À FESTA DA LAVADEIRA!

Primeiras subscrições

Observatório Negro – MNDH/Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNU/Movimento Negro Unificado – Sociedade das Mulheres de Terreiro de PE –
Associação dos Afoxés de PE – INTECAB/Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira – ABB/Aliança de Batistas do Brasil – Afoxé Yle de Egbá – Maracatu Rosa Vermelha – Leo D`Oxalá – Ilê Obá Aganjú – Afoxé Alaxé – Mãe Elza de Yemoja – Quilombo Cultural Malunguinho – Afoxé Filhos de Xangô –
Ile Asé Egbé Awo – Afoxé Alafin Oyó – Terreiro de Mãe Amara – Ilé Asé Sangó Ayrá Iboná – Coco Chinelo de Iaiá – Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo –
Associação Festa da Lavadeira – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO) – Boi da Mata/UR7 – Assoc. Moradores da Comunidade Entra a Pulso – Comunidade de Pescadores de Barra de Jangada – FERU/ Fórum de Reforma Urbana – FLGBT/Fórum Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais – FDDCA/Fórum Defesa Criança e Adolescente – FOPECOM/Fórum Pernambucano de Comunicação – Fórum de Mulheres de PE – CSP CONLUTAS – CTB – CUT – UGT – SIMEPE/Sindicato dos Médicos de Pernambuco – DADFSC/Diretório Acadêmico de Direito da UNICAP – MESPE/Movimento Ecossocialista de Pernambuco – Salve Maracaípe – Revista Zena – Associação Amigos do Meio Ambiente de Ipojuca – Sintonia Comunicação – APPS/Associação  Pernambucana das Profissionais do Sexo – Deputado Estadual Oscar Paes Barreto (PT) – Deputado Federal Fernando Ferro (PT) – Deputado Federal João Paulo (PT) – PSOL.

Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Segundo o pessoal do DAFESC hoje pela manhã houve um ATO EM DEFESA DA FESTA DA LAVADEIRA na Assembleia Legislativa de Pernambuco, seguido de Audiência Pública com Deputados e, dependendo do resultado, Coletiva de
Imprensa.

Em seguida, também às 9h REUNIÃO COM HENRIQUE MARIANO OAB.

Tendo informações envie-nos para divulgá-las!

Comentário por reciferesiste

Nova plenária popular na sexta, 30/04, para fazer avaliação das movimentações e dar novos encaminhamentos.

Em breve mais informações sobre local e hora, provavelmente os mesmos da assembleia anterior.

Comentário por reciferesiste




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: