recife resiste!


O MUNDO NÃO É PRETO E BRANCO! – 17 DE MAIO / DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À HOMOFOBIA
17/05/2011, 00:35
Filed under: carta | Tags: , ,

O NAJUP – Núcleo de Assessoria Jurídica Popular / Direito nas Ruas – vem, por meio da presente nota, ressaltar a importância do dia 17 de maio para a luta do movimento LGBTTT em combate à homofobia. Isso porque a referida data faz menção à retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças pela Organização Mundial da Saúde, no ano de 1990.

Conforme amplamente divulgado pela mídia, em recente julgado, o Supremo Tribunal Federal reconheceu, por unanimidade, os efeitos jurídicos da união homoafetiva (decisão que permitirá, por exemplo, a adoção de crianças e adolescentes por pessoas do mesmo sexo). O incontestável avanço na seara do Direito de Família rumo à construção de uma sociedade menos desigual não representa, contudo, a superação das relações hierárquicas entre os gêneros e das diversas expressões discriminatórias do modelo patriarcal capitalista.

Com efeito, o sistema dominação-exploração continua a ser estruturalmente responsável por inúmeros homicídios de LGBTTT ocorridos no Brasil nos últimos anos, apenas pra citar uma das mais variadas e perversas facetas da homofobia em nosso país. Assim, apenas em 2010, foram registrados pela ONG GGB (Grupo Gay da Bahia) um total de 260 casos de assassinatos de gays e travestis em todos os estados da nossa federação, o que revela a vulnerabilidade desse grupo social diante da violência.

Nesse ínterim, o NAJUP acredita que, para fazer frente às práticas opressoras da nossa sociedade, é preciso haver, sobretudo, o reconhecimento das relações de opressão. Combater a homofobia significa, assim, indignar-se cotidianamente com as práticas reiteradas da estigmatização de gênero, rechaçando intransigentemente discursos preconceituosos (por vezes justificados de “brincadeiras”), sejam eles proferidos por um (a) parlamentar em uma de suas declarações no Congresso, sejam eles proferidos por um (a) amigo (a) em uma mesa de bar ou por um (a) professor (a) em sala de aula.

É nesse sentido que o NAJUP vem fazer um convite a toda comunidade acadêmica da Faculdade de Direito do Recife: o convite de vestir a camisa e a bandeira LGBTTT, de lutar pela causa LGBTTT, de ser LGBTTT na disputa conjunta pelo reconhecimento e pela afirmação das nossas diferenças. O NAJUP convida todos e todas, por fim, a enxergar as cores da diversidade, permitindo-se o reconhecimento do mundo para além da perspectiva do imperativo heterossexual, em um grito uníssono contra a homofobia.

Fonte: NAJUP

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: