recife resiste!


Uniao dos Barraqueiros da UFPE convida para audiencia publica
15/06/2011, 13:42
Filed under: notícias | Tags: ,

“Voltando ao ocorrido, na manhã de ontem quase todos ambulantes foram surpreendidos com a chegada de um grande aparato policial por volta das 8:30. Baseando-se numa notificação feita há mais de um ano, a ordem era destruir o trabalho de mais de 20 famílias que ocupavam as calçadas do Hospital das Clínicas e garantiam alimentação para pacientes e funcionários há mais de 2 décadas. Dos comerciantes dessa área só um garantiu seu ponto de trabalho pois havia contratado um advogado isoladamente e conseguiu um ‘mandato de garantia de posse’.  A ação contou com a Polícia Rodoviária Federal e sua tropa de choque, o DNIT, a DIRCON e teve o apoio da prefeitura da cidade do Recife. Como de praxe a ação policial foi violenta e ilegal. Ao perceberem que os policiais não tinham os documentos necessários para efetuar o despejo, homens, mulheres, crianças, advogados e estudantes tentaram fazer um cordão para impedir a destruição das barracas. Também alguns entulhos foram colocados na via a fim de interditá-la e chamar atenção para a ação truculenta da polícia.  Sem hesitar a tropa de choque atirou balas de borracha indiscriminadamente, bombas de gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. O saldo foi mais de 10 feridos e cerca de 20 barracas destruídas. Alguns dos ambulantes chegaram a levar mais de 4 tiros, uma adolescente foi atingida e até a advogada dos ambulantes também feriu-se. Além disso a maioria dos tiros foram cruelmente disparados na região acima da cintura, quando no uso de armas não-letais deveria-se atirar só para intimidar ou visar as pernas. Já a polícia mente descaradamente alegando que revidou a agressão dos ambulantes e que as pessoas só foram atingidas porque se movimentaram, pois eles não visaram ninguém em especial.”

 (Fragmento pertencente a matéria aqui publicada no dia 18 de março)

 No próximo dia 16.junho, quinta-feira, ocorrerá uma audiencia pública para discutir a situação dxs barraqueirxs localizados no entorno da UFPE. Desde o despejo dxs companheirxs do Hospital das Clinicas os barraqueiros dessa regiao, organizados na União dxs Barraqueirxs da UFPE, vem organizando e exigindo respostas  de diversos orgãos estatais e instituicoes que tem relacao direta com tal situacao (UFPE, Prefeitura, Governo do Estado, diretoria do hospital, etc). As respostas  não vieram, e recentemente, em visita `a assembleia legislativa a Uniao dos Barraqueiros exigiu uma audiencia publica. Tal exigencia vem no sentido de tentar comover a prefeitura do Recife e Reitoria da UFPE a sairem da inercia, buscando resolução efetiva para a atual situacao dxs barraqueirxs.  Nesta quinta-feira (16.junho) a União dxs Barraqueirxs da UFPE tera a oportunidade de cobrar diretamente às instancias responsaveis um projeto que garanta a sua manutenção na area que comercializam ha mais de 20 anos. Além, claro, do retorno dxs comerciantes expulsos de seus postos em frente ao HC. Das instâncias acima citadas, que foram convidadas para audiencia, uma delas ja se posicionou contra a causa dos ambulantes, a diretoria das Clínicas.

Além da direção do HC, em recente entrevista ao Jornal do Commercio, o secretário Almir Fernando, declarou que a retirada do comercio ambulante do centro do Recife é uma decisao política.  A audiencia publica de amanha surge trazendo a questao dos ambulantes como pauta de uma luta relativa a estrutura e organizacao do espaco publico, questionando qual ‘e o sentido  dessa decisao politica, posta pelo secretario, que tem como ponto central a retirada dos ambulantes de seus pontos de comercio.

 A União dxs Barraqueirxs da UFPE necessita do maior apoio possível por parte de estudantes, professorxs e demais  setores da sociedade civil, uma vez que a batalha não está ganha e já existem oponentes fieis à solução favoravel da completa retirada dos ambulantes das ruas recifenses.

Amanha, ao meio-dia, estarao saindo alguns onibus da frente do Centro de Filosofia e Ciencias Humanas (CFCH) para a audiencia. que ocorrera na Asembleia Legislativa. A Uniao dxs Barraqueirxs ressalta a importancia da participacao de todos nesse momento.

Recife Resiste!

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: