recife resiste!


Ato contra a proibição do uso dos espaços da UFPE!
17/06/2011, 13:06
Filed under: divulgação, notícias | Tags: , , , ,

Após 1 ano de negativas por parte da Reitoria da UFPE à realização de calouradas, culturais e momentos de lazer e socialização estudantil na CONCHA ACÚSTICA desta Universidade, resolvemos fazer a festa fora dos muros da UFPE.

Porém, em sinal de protesto a proibição do uso dos espaços de cultura e lazer à comunidade estudantil. Não podemos deixar de lado a nossa indignação com a repressão à tradição de calouradas. É importante dizer que os estudantes não concordam com esta postura da Reitoria. É importante lembrar que a Cultura e o Lazer também são direitos.

Fica o aviso: a luta começa hoje!Pela reabertura da Concha Acústica de forma gratuita e democrática!

CONCENTRAÇÃO: dentro dos muros da UFPE – entre o CFCH e o CAC 16h (leve seu protesto)

CALOURADA: Fora dos muros – no Sintufepe (em frente à parada de ônibus do CFCH)

Atrações Confirmadas:

3 xícaras
Cosmo Grão
Dj’s

É importante lembrar que…

As calouradas são um importante momento de inserção dos/das calouros/as no ambiente universitário, bem como de sociabilidade entre todos os/as estudantes que delas participam. Além disso, trata-se de uma oportunidade de exibição das produções artísticas dos estudantes da Universidade, que frequentemente têm dificuldades de encontrar espaços para este fim.

A Universidade Federal de Pernambuco, ao contrário de várias universidades do Brasil, não tem histórico de calouradas violentas com presença de trotes que ridicularizam ou colocam em risco a vida dos/as estudantes recém-chegados/as. Muito pelo contrário, as calouradas da UFPE, sempre foram pacíficas, tendo unicamente o intuito de promover um ambiente de lazer e diversão para os seus/suas estudantes e a inclusão dos/das novos/as estudantes.

Desde maio de 2010 os estudantes estão proibidos de realizarem calouradas na Concha Acústica e até mesmo em outros espaços, como a parte externa do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e a parte externa do Colégio de Aplicação, ao lado do Lago do Cavouco. A reitoria alega que esta proibição se deve a atos de vandalismo ocorridos durante as calouradas. Viemos por meio deste ato expressar a nossa indignação com esta situação pois consideramos que estas proibições consistem num fechamento cada vez maior dos espaços públicos de expressão e interação, ou seja na diminuição dos espaços de sociabilidade dentro da universidade. A Universidade Federal de Pernambuco é uma universidade pública, e como tal deve servir aos interesses dos/das estudantes e da sociedade em geral. As calouradas, assim como outros eventos universitários, representam e expressão e a troca entre os/as estudantes em um espaço que é, de direito, nosso.

Por isso para além da festa esse será um momento aberto para questionarmos, conversarmos e refletirmos juntos sobre a utilização dos espaços públicos, dentro e fora da universidade. Pra isso é necessário abrirmos um ambiente de discussão e promoção de nossa indignação e frustação acerca das proibições e resuloções impostas pela reitoria de maneira arbitrária. É com tal intuito que convidamos os estudantes e interessados a participarem…

ESSE É E SERÁ UM ESPAÇO ABERTO E INDEPENTENDE PRA QUEM QUISER CONTRIBUIR E ADICIONAR!

Chêros!

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: