recife resiste!


Em greve, bancários realizam passeata no Centro do Recife
29/09/2011, 13:16
Filed under: notícias | Tags: ,
 Cerca de 120 bancários se concentraram em frente à agência do Banco do Brasil situada na avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, e partiram em passeata com direção à agência do Bradesco da rua da Concórdia. É o terceiro dia da greve que já atingiu 100% das agências bancárias públicas e 85% das privadas na Região Metropolitana do Recife.

No âmbito estadual, a paralisação já atinge 70% de agências públicas e privadas. A greve não tem previsão para ser encerrada, principalmente porque a categoria ainda não foi procurada para negociação. Eles garantem que só retomam as atividades quando receberem uma proposta “decente”.

Eles reivindicam um aumento do piso salarias, mais segurança nas agências, maior participação nos lucros, 5% de ganho, fins das metas abusivas e melhores condições trabalhistas.

Mídia corporativa: Folha PE digital.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Em greve desde a terça-feira passada, os bancários de Pernambuco realizam esta manhã uma passeata pelo centro do Recife. A concentração está marcada para 9h, em frente ao Banco do Brasil da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife.

De acordo com o sindicato, o itinerário deve passar pelas principais agências e departamentos dos bancos da região central, para fechar todas as unidades que estiverem abertas.

Segundo a categoria, a paralisação já paralisou cerca de 70% das agências do estado. Ontem a mobilização foi enfatizada nos bancos privados e, de acordo com o sindicato, já cinta com a maior adesão da história dos bancários pernambucanos, com 85% das 128 agências da rede privada com as portas fechadas no Recife. Em todo o estado o balanço é de 130 agências paradas.

Em relação aos bancos públicos, o destaque fica com a Caixa, que teve 100% de paralisação nas agências. No Banco do Brasil, a paralisação atingiu 95% das agências bancárias. Apenas 10 unidades do BB no interior de Pernambuco funcionaram (Amaraji, Bodocó, Pesqueira, Jurema, Lagoa de Itaenga, Mirandiba, Passira, Petrolândia, Limoeiro e Surubim). Já no Banco do Nordeste, a paralisação atingiu 13 das 16 agências do banco em Pernambuco (apenas as unidades de Floresta, Pesqueira e Surubim abriram). Além das agências bancárias, os prédios administrativos dos bancos também estão parados.

Entre as principais reivindicações dos bancários estão o reajuste salarial de 12,8% (aumento real de 5%), PLR de três salários mais R$ 4.500, piso do Dieese (R$ 2.297,51), plano de cargos e salários para todos, mais contratações, fim da rotatividade, reversão das terceirizações e banco para todos, sem exclusão e sem precarização.

Até agora, foram realizadas sete reuniões de negociação com os bancos, que, na melhor proposta apresentada, ofereceram aos bancários 8% de reajuste, o que representa um aumento real de apenas 0,56%. As instituições financeiras também ofereceram o mesmo índice para corrigir o piso, os vales refeição e alimentação, auxílio-creche e a parte fixa da PLR e do adicional.

Mídia corporativa: Pernambuco.com

Comentário por reciferesiste




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: