recife resiste!


Greve dos bancários cresce ainda mais em Pernambuco
12/10/2011, 01:08
Filed under: notícias | Tags: , ,
A greve nacional dos bancários cresceu ainda mais em Pernambuco nesta terça-feira, dia 11, com a paralisação de 70% das agências do estado e a adesão de todos os prédios administrativos dos bancos. Ao todo, 380 agências das 543 que funcionam no estado fecharam as portas. Foi a maior paralisação de todos os quinze dias da greve deste ano, que já é a maior das últimas duas décadas.

Como de costume, a greve paralisou praticamente todas as agências dos bancos públicos. Mas o destaque ficou por conta dos bancários da rede privada, que fecharam mais de 85% das unidades da região metropolitana do Recife. “Esta já é a maior paralisação nos bancos privados da história de Pernambuco. Os funcionários estão de parabéns, pois sabemos muito bem das dificuldades de se fazer uma greve no Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e todos os bancos privados”, comenta a diretora do Sindicato, Suzineide Rodrigues, que é funcionária do Bradesco.

Em todo o país, os bancários paralisaram 9.165 agências e vários centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal nesta terça-feira. Apesar da força do movimento, os bancos se mantiveram em silêncio e não entraram em contato com os sindicatos para retomar as negociações, paradas desde o dia 23 de setembro.

Diante do impasse, o Comando Nacional dos Bancários reuniu-se nesta terça e decidiu fortalecer e ampliar a greve, além de solicitar audiências com a presidenta Dilma Rousseff e com o presidente da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Murilo Portugal, para cobrar a retomada imediata das negociações (leia mais aqui).

>> Ouça reportagens especiais sobre a greve na Rádio dos Bancários
>> Veja galeria de fotos da greve


Protestos – Nesta terça-feira, os bancários de Pernambuco realizaram seu quinto protesto em quinze dias de greve. Desta vez, o palco das manifestações foi a agência da Caixa na avenida Guararapes, no centro do Recife (leia mais aqui).

Para ampliar ainda mais a greve, o Comando Nacional decidiu realizar nesta sexta-feira, dia 14, uma série de manifestações em todo país contra a ganância dos bancos, por emprego decente e por um sistema financeiro cidadão.

A greve foi deflagrada no dia 27 de setembro, depois que os bancários rejeitaram a proposta de reajuste de 8% feita pela Fenaban, o que significa apenas 0,56% de aumento real. Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades, melhoria do atendimento dos clientes e inclusão bancária sem precarização, dentre outros itens.

Banco Total de agências Agências paralisadas Percentual de paralisação
Banco do Brasil 165 157 95%
Caixa Econômica 78 78 100%
BNB 16 13 81%
Privados 284 13 46%
Total 543 380 70%

 

Fonte: Seec PE
Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

isto e uma pouca vergonha os pai de familha pasando nessecidade por causa de todos estes gorverno corupitu quado quer almenta seu salario simplismente almenta quanto quer nao dar satisfacao a ninquem siplismente asaim

Comentário por geovane jose comes de oliveira

poxa eu queria saber porque existe quem indique pra entrar na caixa em para fazer depositos só porque sou pobre mas quando chega um ricao eles estao de portas abertas na caixa economica isso é uma vergonha

Comentário por erlane barros




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: