recife resiste!


Motoristas, cobradores e fiscais de ônibus em greve por 24 horas (panorama geral)
16/06/2011, 03:22
Filed under: notícias | Tags: , ,

Motoristas e cobradores de ônibus decidiram, em assembleia no fim da tarde desta terça-feira (14), fazer uma greve de advertência de 24 horas. A paralisação acontece a partir da 0h desta quarta-feira (15).

A paralisação acontece porque os manifestantes querem 22% de aumento, mas os patrões ofereceram apenas 5%. Nesse instante, eles estão em passeata pela Avenida Agamenon Magalhães, em direção à Avenida Guararapes para alertar para a população e a categoria sobre a paralisação. Um grande congestionamento acontece na Agamenon.

A categoria garante que não vai colocar nem 30% da frota na rua, o que, em tese, seria ilegal. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Patrício Magalhães, afirmou “não ser ilegal não garantir os 30% dos coletivos, uma vez que a greve é de apenas 24 horas, em caráter de advertência”.

Diariamente, o fluxo de pessoas que utilizam ônibus no Grande Recife é de aproximadamente 1,8 milhão pessoas.

Segundo Luiz Fernando Bandeira de Melo, presidente da Associação das Empresas de Ônibus, um reajuste de dois dígitos está fora da realidade. “Não se pratica esse tipo de reajuste no Brasil. Não podemos negociar nesse patamar, completamente fora da realidade. Temos obrigação com nosso usuário e vamos colocar a frota para funcionar nesta quarta”, garantiu.

Mídia Corporativa: JC Online.


7 Comentários so far
Deixe um comentário

Paralisação dos motoristas e cobradores termina às 23h59 desta quarta

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Pernambuco, Patrício Magalhães, falou há pouco, em entrevista à rádio CBN, sobre a “greve” dos motoristas e cobradores de ônibus. Segundo ele, há um engano quando se define a ação desta quarta-feira (15) como greve, pois, “é uma advertência aos patrões, que vai durar até as 23h59 de hoje”.

“Nesta quinta-feira (16) tudo volta à normalidade e vamos retornar as negociações. Apenas no dia 1º de julho (data-base para o anúncio do reajuste) é que vamos decidir, em assembleia, se paramos ou não.”

Patrício acrescentou que desde maio tenta dialogar com a categoria patronal e que já ocorreram quatro rodadas de negociações. “Até agora só ofereceram 5% de aumento. Isso é abaixo da inflação, queremos salários justos”, afirmou. A categoria reinvidica um reajuste de 22%.

Ainda segundo ele, o sindicato não foi notificado da decisão do Ministério Público do Trabalho (MPT) para que a categoria colocasse pelo menos 50% do efetivo nas ruas até 12h. “Não fomos notificados e também não sabemos exatamente o quanto da frota está funcionando, mas esse balanço será feito mais tarde, ao meio-dia.”

Mídia Corporativa: JC Online.

Comentário por reciferesiste

Apesar das filas, Terminal da Macaxeira opera com tranquilidade

Apesar da paralisação dos motoristas, cobradores e fiscais de coletivos da Região Metropolitana do Recife, a situação parece estar começando a apresentar melhorias, pelo menos em alguns terminais de ônibus da capital, como é o caso do Terminal da Macaxeira, localizado entre o bairro de mesmo nome e o de Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife. Por volta de meio-dia, o local registrava filas, mas os ônibus estavam circulando com intervalos de 10 minutos e os usuários estavam mais tranquilos.

Por ter saído cedo de casa, por volta das 7h30, o desenhista de arquitetura Roberto Silva, de 53 anos, enfrentou diversos problemas e só conseguiu chegar à Macaxeira por volta do meio-dia. Ele saiu de Candeias, com destino à Casa Forte, e atrasou uma reunião, marcada para o início da manhã. “Pedi para o cliente esperar, mas até agora ainda não consegui chegar. Peguei Jaboatão Velho – Barra de Jangada, mas quando cheguei no Centro o caos estava maior. Peguei, então, ônibus para a integração da Macaxeira, pra daqui tentar chegar em Casa Forte”, contou.

Já Cristiane Dias, que veio de São Lourenço da Mata, teve mais sorte. Esperou cerca de 10 a 15 minutos pelo primeiro ônibus, que a levou até a Integração, e mais 10 a 15 pelo outro que a levaria ao seu destino final.

O presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Manoel Marinho, orientou a população a só sair de casa se realmente houver necessidade, para evitar transtornos.

Mídia Corporativa: JC Online.

Comentário por reciferesiste

Greve de ônibus agrava situação do trânsito

A manhã no Grande Recife começou com transtorno para a população que depende do transporte coletivo na cidade. Paradas e ônibus estão lotados em consequência da greve de motoristas e cobradores que começou à 0h desta quarta-feira (15). A paralisação acontece porque os manifestantes querem 22% de aumento, mas os patrões ofereceram apenas 5%.

Diariamente, o fluxo de pessoas que utilizliam ônibus no Grande Recife é de aproximadamente 1,8 milhão pessoas. O caos parece se concentrar em determinadas áreas como a Zona Sul e Zona Oeste, onde há maior concentração de passageiros nos pontos e os ônibus estão demorando a circular.

Mídia Corporativa: JC Online.

Comentário por reciferesiste

Comentário por reciferesiste

Grande Recife divulga balanço da greve de motoristas e cobradores

O Grande Recife Consórcio de Transporte divulgou, no fim da tarde desta quarta-feira (15), nota contendo o balanço da greve dos motoristas e cobradores e ônibus da Região Metropolitana do Recife, que deve durar até às 23h59 desta quarta-feira (15). Até lá, o órgão gestor afirma que manterá a operação de monitoramento, com a ação da fiscalização e o apoio da Polícia Militar.

De acordo com o Consórcio, a operação teve início por volta das 4h30, com 2,7 mil ônibus (60% do sistema) em atividade. Por volta das 7h, o número de coletivos circulando subiu para 80%, percentual mantido até o final da tarde. A expectativa do Grande Recife é de que 90% da frota esteja nas ruas até o final da noite.

No início do dia, foram constatos atrasos em diversas linhas, e a grande demanda por ônibus provocou retenções em corredores e terminais.

Ainda segundo a nota, veículos de algumas empresas foram transferidos para outras, principalmente nas linhas que atendem a área metropolitana Sul, por conta do grande número de operadores que aderiram à greve.

O órgão gestor conta que, até o final da tarde, mais de sete mil usuários foram atendidos através da Central de Atendimento ao Cliente e outros canais de relacionamento e redes sociais (especialmente o twitter), e que o Consórcio, como órgão gestor, não interfere nas negociações entre os sindicatos de operadores e das empresas de transporte.

Mídia Corporativa: JC Online.

Comentário por reciferesiste

Leiam como um panorama geral apresentado pela mídia corporativa, cuja abordagem é lamentável. Pontos interessantes para serem analisados é 1) o enfoque no “impacto” da greve aos usuários, 2) o discurso da empresa, ou seja, patronal, ganhando espaço e prevalecendo, 3) o tratamento dos trabalhadores grevistas como “manifestantes” e etc.

Mesmo numa greve simlpes o JC não esconde de que lado está.

Comentário por reciferesiste

as empresas deveriam criar mais escolinhas ,nao emtedo como so querem profissional com 3 e 4 anos de experiencia na carteira se nao dao oportunidade tenho 31 anos tenho cnh AD a 4 anos e nao consigo emprego por falta de experiencia na carteira tenho veiculo propio e moto,dirijo a 8 anos sem numca sofre acidente ,na proxima rencarnacao se estiver vou nasce com experiencia na carteira rssss

Comentário por nilton




Deixe um comentário